Repórter do Le Monde faz palestra na Aliança Francesa do Grande ABC sobre a situação das mulheres no Oriente Médio

Gostou? Clique e Compartilhe:
Foto: Reprodução Annick Cojean divulga pelo mundo a situação das mulheres no Oriente Médio

Foto: Reprodução
Annick Cojean divulga pelo mundo a vida  das mulheres no Oriente Médio

A Aliança Francesa do Grande ABC receberá nesta noite Annick Cojean, repórter especial do jornal Le Monde. A jornalista ministrará palestra sobre a situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio.

Annick lançou, em 2012, o livro O Harém de Kadafi, traduzido em mais de 20 idiomas, que denuncia, por meio de relatos, como foram tratadas as mulheres durante os 40 anos em que o ditador esteve no poder. A repórter também esteve, em 2014, na Síria e chocou o mundo ao divulgar um artigo sobre as torturas diárias que as mulheres sofriam lá.

A partir daí, a jornalista percebeu que o mundo precisava ver uma realidade pouco – ou nunca – mostrada pela mídia. “Nesta viagem, percebi que a maioria dos meus colegas de profissão restringe seus relatos ao conflito político e às tragédias provocadas pela guerra civil. Nessas reportagens, as mulheres quase nunca aparecem. É como se não existissem”, conta ela. “É preciso dizer que as mulheres sírias são as principais vítimas deste conflito. Muitas delas são usadas como instrumento de guerra. Passam por torturas impensáveis e são obrigadas a calar-se. Em busca de informação, soldados obrigam pais e irmãos a estuprarem as suas próprias filhas e irmãs. Para mim, o abuso sexual de mulheres tornou-se a principal arma de destruição em massa nestas zonas de conflito”, explica.

A palestra, em francês, será traduzida. O evento é gratuito e aberto ao público.

A Aliança Francesa do Grande ABC, sob a direção de Mathieu Claudel, vem oferecendo diversas atividades para promover e aproximar a comunidade regional da cultura francesa.

 

SERVIÇO

Palestra de Annick Cojean, repórter especial do jornal francês Le Monde

Tema: A situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio

Data: Hoje

Horário: 19h30

Local: Auditório da Aliança Francesa do Grande ABC

Endereço: R. das Figueiras, 2658, bairro Campestre – Santo André

Tel: 4436-9578

Evento gratuito

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: