Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, é premiado pelo Sebrae na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual

Gostou? Clique e Compartilhe:

ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


Chefe do Executivo de São Bernardo foi um dos agraciados pelo programa Qualifica e Empreende 1000 MEI’s, que expandiu o empreendedorismo no município

Orlando Morando recebendo premiaçãoO prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, foi agraciado com o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, pelo programa Qualifica e Empreende 1000 MEI’s. Criada em 2017, a iniciativa surgiu com o objetivo de formalizar e/ou qualificar 1000 microempreendedores ao ano. O chefe do Executivo ganhou o selo da instituição na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios.

Em linha com uma plataforma de governo que fomente novos negócios e potencialize o desenvolvimento econômico, a iniciativa de São Bernardo foi lançada logo no primeiro ano de gestão para resgatar o potencial de trabalho no município, mesmo em meio a crise econômica no País.

“Foi no momento mais difícil que pensamos em não nos acomodarmos com a questão da crise. Havia muito desemprego e muita desesperança. Grande parte das pessoas partem para o empreendedorismo pela necessidade, não por vocação. Com tudo isso, o programa se encaixou e pegou no município, pois trouxe o resultado e a capacitação que muitos não esperavam”, afirmou o prefeito, durante premiação realizada no Memorial da America Latina, na terça-feira.

O ato solene contou a presença da secretária  de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, representando o governador João Doria, presidente do Sebrae, Tirso Meirelles, o superintendente,  Wilson Poit, demais autoridades, e representantes de outras 89 prefeituras, que concorriam ao prêmio.

Uma das premissas do programa era o de formalizar e/ou qualificar 1000 empreendedores ao ano. Entretanto, esta meta foi superada gerando muito mais que isso.  Os resultados apresentados pela cidade foram exitosas e seguem gradativas. Em 2017 foram formalizadas 3.359 empresas, em 2018, 4.650; e até março deste ano, 776. Neste período soma-se 8.785 aberturas de MEI’s.

FORTALECIMENTO – São Bernardo tem fortalecido as ações deste programa por meio da Sala do Empreendedor. De 2017 até março de 2019, os atendimentos chegaram a 17.830, oferecendo cursos pela Prefeitura e por parceiros como o Sebrae. Esta gestão também tem feito ações pioneiras no Estado em prol do empreendedor como a instituição do lvará de Funcionamento dos MEI’s através do Alvará Domiciliar em Tramite e a regulamentar a Sala do Empreendedor, ambas em tramitação.

PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR – O Prêmio Prefeito Empreendedor é destinado aos prefeitos de todo o Estado de São Paulo que tenham implementado projetos de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.

Texto: Kati Dias / Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC


Logotipo Estilo Angelica 2

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: