Nhoque: prato da sorte para esta quarta-feira

Gostou? Clique e Compartilhe:

Previous Image
Next Image

info heading

info content


Sorte nunca é demais e a gastronomia pode ser um dos caminhos para obtê-la. O nhoque – ou gnocchi – é um dos pratos mais populares para supersticiosos do mundo todo e que o Estilo Angélica destaca nesta véspera do dia 29 – data mensalmente reservada à tradicional simpatia (ver abaixo) para atrair fortuna. Pensando nos que gostam de cozinhar, o site convidou uma verdadeira expert: a cozinheira de mão cheia Leni Retondo, cujas massas fazem também história nas mesas dos clientes de seus quitutes. Ex-presidente da Asfar (Associação das Famílias de Rotarianos do Santo André-Norte) por três gestões,  Leni comandou rotisseria famosa em Santo André e hoje atende pedidos sob encomenda. Para vocês, leitores, ela produziu a versão Gnocchi Magnífico.

A receita está abaixo, mas antes vamos contar um pouco da história em torno do gnocchi:

É creditada à região do Norte da  Itália a origem do prato, no entanto, a receita ganhou novas versões ao longo dos tempos pelo mundo. Na Alemanha é conhecida como spätzle.  E na Hungria foi batizada como degaluska. Em solo brasileiro, o prato foi revisitado com milho, batata-doce, mandioca e mandioquinha, mas o nhoque tradicional de batata é a pedida.

DÓLAR

A simpatia é simples: no dia 29 de qualquer mês,  coloque uma moeda ou nota do prato. A tradição manda comer os sete primeiros de pé, pausadamente, com um pedido diferente a cada pedaço da massa. Para que os desejos se realizem, o dinheiro usado deve ser guardado até a mesma data no mês seguinte.

LENDA

Segundo a lenda, São Pantaleão se disfarçou de mendigo e perambulava entre vilarejos na Itália. Durante suas andanças, em 29 de dezembro, sentiu fome e bateu à porta de uma casa. Recebido por um casal de idosos, foi convidado para jantar com a família. Sem muitos recursos, a refeição era apenas a massa do nhoque, dividida entre todos os presentes, com sete nhoques em cada prato.

São Pantaleão comeu a refeição, agradeceu a generosidade e partiu. Ao retirarem os pratos da mesa, o casal então se deparou com moedas de ouro.

RECEITA

NHOQUE MAGNÍFICO

MASSA:

1 kg de batatas cozinhas e amassadas
2 gemas
1 ½ xícara de farinha de trigo
Sal a gosto
2 colheres de queijo parmesão ralado

Misture todos os ingredientes da massa, deixando-a homogênea.

RECHEIO:

100 g de muçarela
100 g de provolone
100 g de gorgonzola
100 g de parmesão
50 g de catupiry

Colaborou Elza Villon

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

2 Responses

  1. Vanderlei Retondo disse:

    Sou suspeito para comentar, mas o prato é maravilhoso!!!!!

Deixe um comentário: