Mostra de bastidores da alta costura na Aliança Francesa

Gostou? Clique e Compartilhe:

 

Fotos: Bruno Pellerin/Divulgação

Fotos: Bruno Pellerin/Divulgação

Educação e cultura andam de mãos dadas na unidade andreense da Aliança Francesa. Exemplo é a exposição Les Coulisses de la Mode (tradução: Os Bastidores da Moda), que teve início ontem na escola, instalada no bairro Campestre.

A mostra é composta por 29 fotos em preto e branco e assinadas pelo francês Bruno Pellerin, enfocando algo que só profissionais com credenciais especiais têm acesso: os bastidores dos desfiles de alta costura na Capital da Moda.

São imagens clicadas com câmeras analógicas que datam de 1988 e 1993, a maioria delas em Paris, nos desfiles de grifes – Jean-Paul Gaultier, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Chanel, Givenchy, Ted Lapidus, Paco Rabanne, Guerlain, entre outras.

pellerin-3[1]

Entre as fotos da exposição, a que mais chama a atenção do público brasileiro é a que eterniza a então modelo Carla Bruni (hoje cantora e mulher do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy) brincando de forma totalmente descontraída com o seu cachorro.

A exposição, organizada pela Aliança Francesa de Belém, onde atualmente o fotógrafo fixou residência, já foi exposta nas Alianças Francesas de Manaus, Fortaleza, Brasília, Salvador e Goiânia. De Santo André, seguirá para Santos e Recife.

Não se fala de moda sem mencionar Paris e as grandes marcas francesas”, diz Mathieu Claudel, diretor da Aliança de Santo André, ao se referir à exposição. “Les Coulisses de la Mode resgata o glamour da cultura francesa, tão apreciado pelo público brasileiro”, acrescenta. O diretor salienta que a escola tem como missão difundir a cultura francesa sob todas as formas.”Buscamos animar a escola com atividades culturais não só de interesse dos alunos como também dos moradores da região.”

pellerin-2[1]

FOTÓGRAFO

Pellerin chegou ao universo da moda logo no início de sua carreira, há mais de 30 anos, de forma totalmente ocasional. Nascido em Limoges, no centro-oeste da França, estudou fotografia em Paris e através de indicações logo foi chamado para registrar a intimidade do trabalho dos grandes criadores da alta costura, das provas de roupa aos últimos retoques das modelos minutos antes de entrarem nas passarelas. “No mundo da moda, todos os excessos são permitidos: ali estão as mais belas mulheres, as mais belas roupas, os mais belos acessórios, as mais belas maquiagens, os mais belos penteados e assim segue.”

Ao longo dos seus 30 anos de carreira, Pellerin foi se afastando aos poucos do universo glamouroso. Hoje, o fotógrafo vive em Belém do Pará, onde montou um estúdio de fotografia. Dedica-se, sobretudo, ao registro de personagens e paisagens locais. “Minha vinda ao Brasil deu novo sentido à minha arte. Apaixonei-me pela diversidade cultural da região amazônica e ressuscitei a minha criatividade.”

SERVIÇO:

Exposição Les Coulisses de la Mode
Fotos de Bruno Pellerin (França)
De 22/05/15 a 19/06/15
De seg. a sex. das 8h às 21h e sáb. das 9h às 16h
Local: Auditório da Aliança Francesa do Grande ABC
Endereço: Rua das Figueiras, 2.658, Campestre, Santo André, São Paulo
Grátis
Telefone: 4436-9578
www.facebook.com/afgabc

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

2 Responses

  1. Maria Celia disse:

    Angelica adorei a dica! Vou visitar com certeza. Beijos

    • Angélica K. Nicoletti disse:

      Maria Célia, você vai amar. É um pouco da história da moda da França ilustrada por tops e vestidos da época. bjssss

Deixe um comentário: