Varella toma posse sábado como governador de distrito do Rotary

Compartilhe:

distrito4420_pets_18-03-16_022Com o lema mundial Rotary a Serviço da Humanidade, o administrador de empresas Ronaldo Tadeu Caro Varella assume como o novo governador do Distrito 4420 do Rotary para a gestão 2016-2017. Ele substituirá a pedagoga Maria Luiza Mendaçolli Zago, do Rotary Club de São Bernardo do Campo-Norte. A cerimônia oficial será no dia 25 (sábado), às 20h, no Mendes Convention Center, em Santos.

Com previsão 800 convidados, o evento deverá reunir rotarianos, autoridades públicas, entre outras lideranças da sociedade.

Para Varella, considerando a abrangência da instituição, as oportunidades de ajudar o próximo em Rotary são infinitas. “Será uma honra servir ao Distrito 4420 do Rotary International. Formamos um grupo que ajudou a cuidar da capacitação dos presidentes, governadores assistentes e equipe distrital antes da posse. Agora, temos que manter estes ensinamentos e adquirir novos aprendizados a cada dia. Manteremos o foco na busca da paz, da igualdade social e pela erradicação da poliomielite no planeta”.

ATUAÇÃO

Há uma década atuando no Rotary, Varella foi presidente do Rotary Club de Santos-Porto (2009-2010), presidente da comissão da conferência distrital (2010-2011), governador assistente (2011-2012) e instrutor distrital (2013-2015).

Atua profissionalmente como diretor da Super Trans, empresa do setor de transporte rodoviário de cargas. É técnico em contabilidade, formado em administração de empresas e pós-graduado em administração financeira e gestão empresarial.

É casado com a administradora Monica Varella.

O casal tem três filhos: Willian, Fellipe e Nathalia, que atuam ativamente em atividades para jovens rotarianos.

CIDADES

O Distrito 4420 conta com cerca de 2 mil associados. É formado pelo conjunto de clubes situados na Zona Sul da cidade de São Paulo, na região do ABCD (incluindo Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e na Baixada Santista (incluindo Itariri e Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira).

Cada clube possui seu próprio conselho diretor eleito, quadro social e autonomia para realizar projetos sociais, eventos beneficentes e outras ações, atuando individualmente ou em conjunto com outras entidades.

Cerca de 35 mil clubes formam o Rotary International, dos quais, aproximadamente, 2,4 mil no Brasil. Os rotarianos seguem princípios, regras e formas de atuação que unificam mais de 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo.

ronaldo_varella_casal

Ronaldo Varella, que assume como governador do Distrito 4420 do Rotary International, com a mulher, Monica

Leia abaixo a entrevista de Estilo Angélica com o novo governador, Ronaldo Varella.

Estilo Angélica – Quantos clubes do Distrito 4420 do Rotary International  estão na região do ABCD?

Ronaldo Varella – São eles: São Caetano do Sul,  São Caetano do Sul-Leste, São Caetano do Sul-Oeste e São Caetano do Sul-Olímpico/Santo André, Santo André-Campestre e Santo André-Bela Vista/Santo André-Alvorada, Santo André-Norte, Santo André-Oito de Abril/Santo André-Sul e Santo André-João Ramalho/Diadema, Diadema-Floreat/São Bernardo do Campo, São Bernardo do Campo-Jardim do Mar, São Bernardo do Campo-Norte, São Bernardo do Campo-Riacho Grande e São Bernardo do Campo-Rudge Ramos/Mauá, Mauá-Barão de Mauá/Ribeirão Pires, Ribeirão Pires-Estância Centro/Rio Grande da Serra.

Estilo Angélica – Qual será a marca e a meta principal de sua gestão?

Ronaldo Varella – Faremos um trabalho com foco no planejamento, na utilização de ferramentas de gestão e no desenvolvimento de mecanismos de administração mais próximos de uma estrutura profissionalizada, conciliando com o trabalho voluntário que é a principal característica dos rotarianos. Também queremos levar conhecimento, capacitação e informação para que os clubes consigam projetar, desenvolver e consolidar projetos sustentáveis de forma organizada, seguindo as boas práticas de mercado, de gestão de projetos e das regras estabelecidas de forma organizada pelo Rotary International. Precisamos preparar os nossos clubes para novos modelos de gestão, parcerias eficazes e relacionamento com o quadro social de forma qualitativa. Juntos a estes desafios, também queremos ampliar, melhorar e adotar novas formas de comunicação com os rotarianos, utilizando as novas plataformas e mídias de comunicação, relacionamento e divulgação disponíveis no universo tecnológico. Os desafios são muitos, mas sinto-me motivado, ao lado da minha esposa, filhos e familiares, além de uma Equipe Distrital muito qualitativa e promissora.

Estilo Angélica – Com a praticamente erradicação da poliomielite no mundo, já foi definida a próxima meta maior do Rotary Internacional?

Ronaldo Varella – O End Polio Now, pela erradicação da poliomielite no planeta, ainda é o principal projeto mundial do Rotary. Não existe uma meta nova definida. Existem projetos globais ou pontuais pela paz de forma geral, pela pacificação de zonas de conflito, resgate e salvamento em regiões de guerra, de desastres naturais, de calamidade pública ou social, saneamento básico, formas sustentáveis de captação, tratamento e distribuição de água potável, entre outras. Mas o carro-chefe ainda é o End Polio Now.

Estilo Angélica – Está prevista a sua participação em algum evento internacional representando o distrito?

Ronaldo Varella – Em junho de 2017, está prevista minha participação na Convenção Internacional do Rotary, na cidade de Atlanta (EUA), onde será comemorado o centenário da Fundação Rotária.

Estilo Angélica – Qual mensagem que o sr. deixa para os rotarianos do Grande ABC?

Ronaldo Varella – Além de ser uma região pujante do ponto de vista da história e da economia brasileira, o ABCD Paulista tem papel semelhante dentro do Distrito 4420. São mais de 20 clubes que colaboram com projetos em âmbito global e distrital, nas áreas da saúde, educação, profissionalização, assistência social, entre outras, além de parcerias com ONGs, governos, entidades sociais e empresas do setor público e privado. Os clubes de Rotary da região não têm papel importante somente dentro do Distrito, mas possuem também grande relevância história, administrativa e operacional dentro do Rotary International, fato comprovado pelos líderes que formou e emprestou ao Rotary ao longo dos anos. A participação dos clubes de Rotary do ABCD Paulista na Gestão 2016-2017 será fundamental para que nossas metas sejam alcançadas com louvor. De mãos dadas, a serviço da humanidade, vamos seguir presenteando o mundo com a solidariedade e o espírito de equipe que todo o rotariano tem dentro de sim. Muito obrigado pelo apoio de todos do ABCD, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra.

Serviço
Festiva de Transmissão e Posse do Distrito 4420
Data: 25 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Mendes Convention Center
Endereço: Av. Francisco Glicério, 206, Campo Grande, Santos

Posts relacionados

1 Response

  1. FIDALMA disse:

    parabéns e obrigada por confiar nos rotarianos.

Deixe um comentário: