Vai um cafezinho para comemorar?

Compartilhe:
Fotos: Divulgação

No Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, conheça um pouco mais sobre essa bebida que participa ativamente da vida dos brasileiros

 

Expresso, de coador, curto, gelado, de cápsula, com creme, com sorvete, com conhaque, o café está sempre presente no cotidiano dos brasileiros.

Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, neste país onde o consumo per capita da bebida chega a 80 litros por ano, só superado pelos Estados Unidos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Desta forma o Brasil é o campeão mundial na produção de café e o segundo no consumo.

café_3Além do sabor, o café é um estimulante para o desempenho físico e mental. A bebida  acelera o sistema nervoso central, o que faz a pessoa se sentir acordada, alerta e com mais energia.

Até agora, descobriu-se que, se ingerido até duas vezes ao dia, o café pode contribuir para a queima de gordura, principalmente a da região abdominal, além de servir como fonte de energia para o corpo, proporcionando ânimo e bem-estar.

Já o excesso de consumo pode ter resultados não tão positivos. O exagero – mais de duas xícaras por dia – pode levar a aumento da pressão arterial e à insônia, além de causar dependência física de cafeína.

cafe_2Segundo cientistas Escola de Medicina de Hanover, na Alemanha, o café previne o ganho de peso depois de uma dieta. A explicação é que uma dose diária de café ajuda a controlar a flacidez e elimina o excesso de gordura localizada. A pesquisa avaliou os hábitos de consumo de 494 homens e mulheres. Os pesquisadores observaram que pessoas que emagrecem após uma dieta tomaram mais café que quem não perdeu peso algum – ou perdeu e voltou a ganhar. Foi constatado que os consumidores da bebida têm Índice de Massa Corporal (IMC) menor que quem consumiu menos ou nem consumiu. Segundo a pesquisa, combinar de duas a quatro doses por dia, com a prática de exercícios, é a maneira mais efetiva de manter longe o peso perdido.

café_4E agora que tal um delicioso cafezinho para comemorar? O Estilo Angélica sugere uma passadinha no aconchegante Villa Rosa Bistrô, av. Portugal, 141, Santo André, ou ainda numa das lojas Fran’s Café, na região, para saborear e festejar essa bebida tão especial que completa nosso dia a dia.

Mas se quiser testar em casa, que tal fazer um delicioso café com licor para espantar o frio? Siga a receita:

Ingredientes:

  • ½ xícara de café
  • 2 colheres de sopa de leite condensado
  • Canela a gosto
  • 40 ml de licor

Modo de preparo:

Em um liquidificador, coloque o leite condensado, a canela e o licor. Bata tudo. Em uma xícara despeje o conteúdo do liquidificador e o café bem quente. Misture até ficar homogêneo. Se quiser, acrescente um pouco de chantili.

Posts relacionados

Deixe um comentário: