Uma loja vazia para encher de brinquedos e roupas

Compartilhe:

A Loja Vazia de Brinquedos_Atrium (1)

A ideia é simples, mas poderosa: uma loja com as prateleiras vazias, que se enchem com as doações do público. O conceito, criado pela agência de publicidade Loducca, há dois anos, foi adotado por dois shoppings da região: o Atrium, de Santo André, e o Praça da Moça, de Diadema.

A iniciativa do Atrium Shopping é A Loja Vazia de Brinquedos. Novos ou em bom estado, eles podem ser doados até o dia 24 de dezembro e serão entregues a entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Já a do Praça da Moça, além de brinquedos, recebe também roupas, que vão para o Exército da Salvação

A Loja Vazia original surgiu em 2013, para a Campanha do Agasalho do governo paulista. No Shopping Villa Lobos, em São Paulo, foi montada uma estrutura de vidro, como uma loja, com cabides e prateleiras vazias. A ideia era que, em vez de sair cheias de pacotes, as pessoas levassem sacolas com roupas para doação. Com as peças doadas os organizadores montavam looks expostos nas vitrines. Ao final foram arrecadadas 3,2 toneladas de roupas.

O projeto venceu a premiação internacional TomorrowAwards, que reconhece iniciativas que antecipam o futuro e desafiam os limites da inovação. Como foi criado para ser colaborativo e aberto (via CreativeCommons), o conceito já foi adotado por outras instituições e com outros objetivos, como doação de livros, por exemplo. A planta e a linguagem da estrutura estão disponíveis para quem quiser expandir a ideia.

 

Serviço:

A Loja Vazia de Brinquedos

Data: até 24 de dezembro

Local: Atrium Shopping, piso Térreo

Endereço: Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155, Santo André

 

A Loja Vazia/ brinquedos e roupas

Data: até 30 de janeiro

Local: Shopping Praça da Moça, piso Araucária

Endereço: Rua Graciosa, s/nº, Diadema

Posts relacionados

Deixe um comentário: