Tocha olímpica passa pelo ABC no sábado

A jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica (2008 e 2012), recebe a Tocha Olímpica, em Brasilia_divulgacao - Cópia

A jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica (2008 e 2012), com a Tocha Olímpica, em Brasília

No dia 23, sábado, a tocha olímpica vai percorrer o ABC. No total, 31,2 quilômetros de vias da região servirão de palco para 152 condutores (32 em Santo André, 56 em São Bernardo e 64 em São Caetano) percorrerem entre 200 e 250 metros cada.

A tocha iniciará o dia 23 em Santos, de onde seguirá para Guarulhos. De carro, irá para São Caetano, seguirá em caravana a Santo André e encerrará a passagem pelo ABC em São Bernardo, onde passa a noite. No dia 24, o símbolo olímpico irá para a São Paulo.

inezita awada_Estilo Angélica - Cópia

Inezita Awada

Em Santo André, a tocha será carregada, entre outros, por Inezita Awada, nome da benemerência na região. Será às 15h, da Avenida Portugal (em frente à entrada de serviço do Primeiro de Maio) até a esquina do Bradesco.

“É uma honra muito grande poder carregar a Tocha Olímpica pois é um reconhecimento de todo meu trabalho e da minha equipe, e eu amo Santo André”, diz Inezita.

O símbolo olímpico deverá chegar a Santo André às 14h, e será carregada por 32 condutores, três deles indicados pelo município, e os demais pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além dos patrocinadores do evento. A indicação para ser uma das carregadoras da tocha deve ter sido da primeira-dama e secretária da Inclusão Social, Fátima Gabara Grana, acredita Inezita, “eles conhecem e são sempre presentes no meu trabalho”, explica.

Inezita está animada com a missão. “Não estou me preparando o quanto devia pela grandeza do evento, mas todos torcem por mim, meus amigos e parceiros, e tudo dará certo”, diz.

A tocha chegará em Santo André, vinda de São Caetano, Av. Dom Pedro 2º, na altura do 2449, por volta das 15h. De lá terá início o percurso, que seguirá pela Av. Dom Pedro 2º, Rua das Monções, Rua das Figueiras, Paço Municipal, Rua Delfino Moreira, Rua Bernardino de Campos, Rua Campos Sales, Rua Luis Pinto Flaquer, Rua Coronel Fernando Prestes, Rua Pilar, Av. Pereira Barreto, Av. Valdemar Mattei, até o Parque Central. O percurso tem cerca de 7 km. A chegada ao Parque Central está prevista para 16h30, onde está programada uma grande festa.

A chama olímpica é um importante símbolo dos Jogos Olímpicos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto, no Rio.

Para manter a tradição, que teve início na Grécia Antiga, o ritual é realizado até hoje. A cada edição a chama é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. Uma vez acesa a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento até a cidade-sede dos jogos. A chegada à cidade do Rio está prevista para 4 de agosto. A abertura da Olimpíada será dia 5.

Posts relacionados

Deixe um comentário: