Tarrafa Literária movimenta Cultura em Santos

Compartilhe:

Evento cultural reúne autores nacionais e internacionais

O escritor Ignácio de Loyola Brandão, a cartunista Laerte, o jornalista Paulo Henrique Amorim  e o ator Gregório Duvivier são alguns dos nomes confirmados para a oitava edição da Tarrafa Literária, evento gratuito que acontece entre os dias 21 e 25 deste mês em Santos, a 61 quilômetros do Grande ABC. A Tarrafa Literária é idealizada e organizada pela editora santista Realejo.

Foto: Meira José Luiz Tahan, idealizador e organizador da Tarrafa Cultural

Foto: Zeca Meira
José Luiz Tahan, idealizador e organizador da Tarrafa Cultural

Entre os temas que serão destaques desta edição estão erotismo, sexualidade e política. Haverá 10 mesas de debates, bate-papo, atrações infantis e espetáculo de abertura, realizados principalmente no Teatro Guarany, patrimônio cultural e histórico da cidade, e na unidade santista do Sesc.

Além de nomes nacionais, o festival trará também o holandês Arnon Grunberg, autor de livro Tirza; o mexicano David Toscana, que lançará o livro Lotananza Bar, com breves histórias de botequim; e o angolano Pepetela, cujas obras enfatiza problemas sociais de seu país.

ABERTURA

No dia 21, a abertura fica por conta do espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, parceria entre o escritor Ignácio de Loyola Brandão e a filha, a cantora Rita Gullo. Em foco, momentos marcantes da vida de Loyola remetidos a canções interpretadas por Rita. A peça é baseada no livro homônimo escrito pelo autor, que reúne crônicas e contos inspirados nessas músicas e momentos. No repertório, canções como Amado Mio (Doris Fisher/ Allan Roberts), Valsinha (Chico Buarque e Vinícius de Moraes) e Que Rest-t-il de nos Amours? (Charles Trenet).

Também no Teatro Guarany, as mesas de discussões prometem trazer temas como sexualidade, com destaque para a da cartunista Laerte e Amara Moira, travesti, doutorada e prostituta. A mediação será do escritor Arthur Veríssimo e a temática será sobre transgênero (dia 23, sexta-feira, às 17h).

A política também entra em debate na mesa Parem as Máquinas, que abordará o jornalismo e a imprensa brasileira, com os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Mino Carta. Mediação: Renato Roval, também jornalista e professor de comunicação.

ARTE

Além das mesas, esta edição traz três encontros especiais no Sesc Santos: bate-papo com as vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura 2015, Marta Barcellos e Sheyla Smanioto; recital do poeta Sérgio Vaz, nomeado Poesia das Ruas; e uma roda de leituras e indicações dos autores internacionais.

A Tarrafa Literária tem por objetivo evidenciar a literatura e conquistar novos leitores, aproximando-os de escritores de relevância nacional e internacional. “A Tarrafa é um evento múltiplo, cosmopolita, como é a cidade de Santos. Temos vocação para sediar grandes eventos, como é o caso do festival”, reforça Tahan.

A programação completa do evento pode ser conferida em breve no http://tarrafaliteraria.com.br/

SERVIÇO 

Tarrafa Literária 
Data: de 21 a 25 de setembro
Locais:
Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP (ao lado da rodoviária)
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP
Programação completa: http://tarrafaliteraria.com.br/
Mais informações: (13) 3289-4935
Crédito foto da home: Sabrina Cavicchia

Posts relacionados

Deixe um comentário: