Som na caixa! Sábado é o Dia do Rock; veja como começou a data e frases célebres

Gostou? Clique e Compartilhe:

ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


Origem do Dia do Rock

Imagens: Pixabay Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Imagens: Pixabay
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Roqueiros (músicos ou amantes do rock’n’roll) comemoram no sábado (13.07)  o Dia do Rock no Brasil. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento realizado em 1985. Os concertos aconteceram no Wembley Stadium, em Londres, e no JFK Stadium, na Filadélfia.

A comemoração é uma referência ao desejo de Phil Collins, participante do show, que, sugeriu que aquele dia fosse considerado o “dia global do rock”.

Apesar de ser denominado Dia Mundial do Rock, a data só é comemorada no Brasil. Em meados dos anos 1990, duas rádios paulistanas dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data na programação e, em poucos anos, passou a ser celebrada em todo o País.

LIVE AID

Chocado com documentário da BBC sobre a fome na Etiópia, o músico irlandês Bob Geldof escreveu a canção Do they know it’s Christmas? (Eles sabem que é Natal?), em parceira com Midge Ure (vocalista do Ultravox). A partir daí, Geldof fez o engajamento com astros para a causa. A ideia é que todos cantariam e chamariam a atenção do público e dessa maneira, renderia dinheiro para caridade. Em 25 de novembro, artistas como Boy George, George Michael, Sting, Duran Duran, Spandau Ballet, Bono Vox e vários outros estavam presentes para gravar a canção.
A banda estrelada e unida recebeu o nome de Band Aid. Dias depois, o single já estava na lojas e alcançou o topo das paradas.

Logo o mundo tomou conhecimento dos problemas enfrentados não só por Etiópia como por toda a África. A iniciativa britânica atravessou o oceano e inspirou nos Estados Unidos a canção We Are The World, composta por Michael Jackson e Lionel Richie. Quarenta e cinco nomes do primeiro escalão da música norte-americana, entre os quais Bruce Springsteen, Bob Dylan e Diana Ross, contribuíram com a causa africana para o projeto batizado USA for Africa.

Seguindo o exemplo, artistas de vários países fizeram o mesmo e criaram canções beneficentes. Foi quando Geldof resolveu juntar todos em dois megaconcertos que ocorreram no mesmo dia nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os shows juntaram os maiores nomes da música mundial.

MOMENTOS MARCANTES

David Bowie
Apresentou no festival um de seus mais emblemáticos sucessos: Heroes.

The Who
O lendário grupo britânico  fez uma apresentação memorável no antigo Wembley Stadium com o sucesso Won´t Get Fooled Again.

Paul McCartney
A plateia se comoveu no Wembley Stadium cantando Let It Be. Bastou apenas ele e o piano e o coro de 82 mil vozes.

U2
Dois grandes sucessos no palco do Live Aid: Sunday Bloody Sunday, do álbum War de 1983, e Bad, do The Unforgettable Fire, marcaram a performance da banda irlandesa.

Lionel Richie
Acompanhado por artistas que se apresentaram no JFK,
 apresentou o grande sucesso daquele ano em todo o mundo: a canção We Are The World.

Led Zeppelin
A apresentação da clássica Stairway To Heaven apresentada pela banda britânica foi icônica.

Phil Collins
Após se apresentar no Wembley Stadium com o sucesso Against All Odds, o cantor pegou um helicóptero até o aeroporto de Heathrow e embarcou em um Concorde para os EUA para se apresentar no JFK Stadium na Filadélfia.

Queen
O momento de glória de Freddie Mercury
 em Radio Ga Ga, sucesso de 1984.

FRASES

“O rock não é rebelde, pois hoje, pais e filhos o escutam juntos.”
Mick Jagger

“Rock ‘n’ Roll não se aprende nem se ensina.”
Raul Seixas

“Quando você faz sucesso com uma banda de rock and roll, tem que conviver justamente com as pessoas de quem você queria fugir ao fundar uma banda de rock and roll.”
Renato Russo

“Música é a terapia pra alma.”
Wagner’d Rock

“As pessoas falam disso [o fim dos Beatles] como se fosse o fim do mundo. É apenas uma banda de ‘rock’ que se separou; não é nada de importante.”
John Lennon

“Rock’n roll não é vestir preto, rock’n roll é ter um cérebro.”
Ohana de Oliveira Nery

“Um cara chega em mim e fala ‘O que é punk?’. Então, eu chuto e derrubo uma lata de lixo e digo ‘Isto é punk!’. Então, ele chuta a mesma lata e diz ‘Isto é punk?’, e eu digo ‘Não isto é modinha!”
Billie Joe Armstrong

“Quando eu comecei a me interessar pelo rock and roll o que me inspirou a tocar guitarra foi algo que me aconteceu aos 13 anos. Eu persegui a garota mais bonita (que devia ter o dobro da minha idade) por cerca de três meses. Finalmente, quando entrei em seu apartamento, ela tocou o disco Rocks para mim pela primeira vez. Eu ouvi o disco quatro ou cinco vezes, esqueci completamente da garota e deixei o apartamento rapidinho. Isso é o que o Aerosmith significa para mim.”
Slash

“Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível.”
Charlie Brown Jr

“Punk é liberdade musical. É dizer, fazer e tocar o que você quer. Em termos de Webster, ‘nirvana’ significa liberdade da dor, sofrimento e do mundo externo, e isso está muito perto de minha definição de punk rock.”
Kurt Cobain

“Sexo, drogas e rock’n’roll: livre-se das drogas e você terá bastante tempo para os outros dois.”
Steven Tyler

“Eu não serei um astro do rock, serei uma lenda!”
Freddie Mercury

“Se o rock’n’roll é ilegal podem me jogar na cadeia”
Kurt Cobain

“Eu posso avacalhar os Beatles, mas não vou deixar que Mick Jagger faça isso.”
John Lennon

“Elvis Presley é o Big Bang do rock and roll, o começo de tudo.”
Bono Vox

“Eu nunca serei um daqueles caras que tocam um solo maior do que deveria ser. Meus solos complementam a música. A música é o mais importante, não o solo.”
Slash

“O rock’n’roll é o maior amor da minha vida , pois foi através dele que cheguei a todos os outros.”
Ozzy Osbourne

“Tatuagem, piercing, metaleiro, emo, cabeludo, careca, nerd etc. Nada muda o caráter. O que tá em você é seu; não é seu ‘estilo’ que diz quem você é, são suas atitudes.”
Brooks75

“Minha canção de ninar é o rock’n’roll.”
Abdiel Leal

Designer de imagens, texto final e pesquisa: Maristela Kenes Nicoletti
Imagens: Pixabay


Logotipo (1)


 

 

 

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: