Expert indica exercícios físicos para evitar gripe

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Os números da gripe por H1N1 aumentam a cada dia.  Mas, segundo especialistas da área da saúde, é possível se prevenir e aumentar a imunidade praticando atividades físicas e apostando nos alimentos certos.

abobora_pixabayA nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, explica que alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra a gripe e resfriado. “Além disso, o consumo de Vitamina A é importante para a manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. É importante procurar consumir abóbora, abacate, acelga, brócolis, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado, por exemplo”, orienta Fúlvia.

O professor Isaias Lemes, da academia Bio Ritmo, reforça que a prática de atividade física, em geral, também ajuda a aumentar a imunidade. “O yoga e pilates ajudam a melhorar a respiração e diminuem o estresse. Os exercícios de musculação mantêm o corpo fortalecido, o que faz nosso organismo se tornar mais saudável. As atividades aeróbicas, como esteira e bike, aumentam a capacidade cardiorrespiratória, melhorando o condicionamento físico e circulação sanguínea”, explica Lemes.

Os especialistas indicam que a prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável protegem o organismo contra doenças como a gripe H1N1.

Fúlvia reforça ainda que o consumo de água também é essencial. “Em casos de gripes o líquido dilui o muco e ajuda em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça”, explica.

Confira aqui uma lista de alimentos para melhorar a imunidade física:

Vegetais e frutas secas, chá verde, sucos de uva e laranja, cebola, tomate, chocolate amargo com 70% cacau. São substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliam na recuperação de resfriados.

nozes_pixabayNozes e castanhas, semente de abóbora, além de variados tipos de carne e alimentos integrais. O zinco, contido nestes alimentos, é importante para a síntese de células imunológicas e também na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos.

Acerola, caju, limão, laranja e tangerina. A vitamina C não cura a gripe e resfriados, mas ajuda na prevenção e ameniza os sintomas.

 

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