Receita de Natal de Daphne do MasterChef Júnior

Compartilhe:

Quando se tem 13 anos, o normal é que o tempo, o pensamento e as vontades sejam ocupados apenas por escola, amigos e brincadeiras. Mas não para Daphne Sonnenschein, de São Bernardo, que já sonha em ter o seu próprio restaurante. Apaixonada por culinária, principalmente a mediterrânea e a francesa, a pequena ficou conhecida ao entrar na primeira edição do MasterChef Júnior Brasil e se destacou ao vencer prova que deu para ela o direito de ter sua própria receita e nome incluso no cardápio do La Guapa, casa de empanadas da jurada e chef Paola Carosella, sendo logo apontada como uma das favoritas ao título inédito.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Daphne não chegou à final, mas seu sonho também não. Ela aproveita as oportunidades para começar a transformar o sonho em realidade e guarda no cofrinho as economias que serão investidas na hora certa. Gisah Gabriel, mãe da menina-prodígio, contou ao Estilo Angélica que a filha acompanha os programas exibidos em outros países desde os oito anos e que o desejo em participar da versão brasileira era antigo, assim como seu talento na cozinha. A mãe-fã elege algumas especialidades da menina: cordeiro, codorna recheada com arroz negro, salmão confit com brócolis assado e torta de limão, “nunca provei melhor”, afirma Gisah.

A pedido do Estilo Angélica, Daphne sugeriu e nos enviou uma receita especial para o Natal, o Croquembouche, sobremesa típica francesa constituída por profiteroles recheados e dispostos em formato de cone ou árvore. Mãos na massa!

 

Croquembouche

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Ingredientes para a massa:

– 125 ml de água

– 125 ml de leite

– 100g de manteiga

– 150g farinha de trigo

– 5g de sal – ½ colher de chá

– 5g de açúcar – ½ colher de chá

– 250g de ovos

 

Ingredientes para o recheio:

– 500ml de leite

– 140g de açúcar

– 4 gemas

– 1 ovo inteiro

– 50g de amido de milho

– 1 colher de sopa de manteiga

– 2 favas de baunilha

 

Ingredientes para o caramelo:

– 250g de açúcar cristal

– 2 colheres de sopa de água

 

Preparo

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Massa: em uma panela junte o leite, a água, o açúcar, o sal, a manteiga cortada em cubos e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, junte a farinha e mexa até que se forme uma massa homogênea e que desgrude completamente do fundo da panela, retire do fogo.

Em uma batedeira, coloque a massa e bata em velocidade média até que ela fique morna, acrescente os ovos, aumente a velocidade e bata até obter uma massa lisa e homogênea.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico de aro grande e redondo.

Em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga, forme bolinhas do mesmo tamanho com bico de confeiteiro (dica: molhe os dedos em água e desfaça os bicos que foram formados). Leve ao forno preaquecido a 180°c até dourar. Importante: não abra o forno durante o cozimento!

Recheio: ferva o leite com o açúcar e reserve. Bata os ovos até que dobrem de volume, junte o amido de milho e acrescente, aos poucos para que não talhe os ovos, o leite fervente. Assim que a mistura estiver lisa leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a manteiga e as sementes de baunilha. Espere esfriar e reserve.

Caramelo: misture os ingredientes e leve ao fogo até que a mistura obtenha uma cor âmbar e comece a borbulhar. Retire imediatamente do fogo. Obs: pode ser reaquecido quando necessário

 

Montagem

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Coloque o creme em um saco de confeiteiro com bico pequeno, fure os profiteroles com próprio bico e recheio-os, reserve. Use um isopor, encapado com papel manteiga, em formato de cone, passe a base dos profiteroles no caramelo, usando-o como cola para acomodar todos os doces no cone. Após a montagem completa, cubra os profiteroles com o restante do caramelo. Bom apetite!

Posts relacionados

Deixe um comentário: