Projeto Pimp My Carroça fará mutirão artístico na CooperFênix

Gostou? Clique e Compartilhe:

ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


Iniciativa Pimp My Carroça leva artistas visuais para pintar os muros de cooperativa em Diadema

Fotos: Alicia Peres/ Divulgação Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Fotos: Alicia Peres/ Divulgação
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

No próximo dia 20, a CooperFênix – Cooperativa de trabalho Nova Fênix dos catadores e catadoras de Diadema – receberá o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019, promovido pelo projeto Pimp My Carroça e patrocinado pela Novelis.

A iniciativa busca desde 2012 tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, por meio de ações que se utilizam, sobretudo, do grafite.

A ação tem como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa.

O dia contará com oficinas de stencil, mediação de leitura, com o grupo Rodas de Leitura, oficina de grafite inclusivo para cegos. Além disso, 10 artistas visuais, como Nene Surreal, Mel Zabunov, Pixote, Rhailander, Thiago Noise, Recassio e Sérgio Free irão pintar os muros da cooperativa, constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como Salvador e Recife, que ganharão também nova edição neste ano. “A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do grafite, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

Fernanda Santana, produtora do projeto em Salvador, completa: “Além da melhoria estética e visual, a proposta traz a dignidade e desperta a vontade de rearrumar os espaços de trabalhos das cooperativas”.

Em Diadema, o projeto chega no contexto do programa Vida Limpa, que realiza parcerias com os catadores para a coleta seletiva da cidade e inclusão social. 

“Para a Novelis, oferecer suporte para iniciativas como essa é essencial para fomentarmos o desenvolvimento das cooperativas, a integração nas comunidades em que atuamos e reforçar nosso comprometimento com a sustentabilidade. O projeto nos permite contribuir para o empoderamento dos trabalhadores, além de proporcionar melhorias nas cooperativas e benefícios ao meio ambiente”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Confira a programação completa

9h – Atração musical Dj Alan 45
9h30 – Início da pintura dos murais artísticos
9h30 – 17h – Mediação de Leitura, com o Rodas de Leitura
9h30 – 17h – Oficina de pintura e Stencil
11h00 – 13h00 – Graffitátil: oficina inclusiva de construção de esculturas com materiais recicláveis, com Júlio Falas
14h -15h – Oficina de discotecagem, com Alan 45
15h30 – Pocket show do MMONEIS
16h00 – Tour pelos murais produzidos durante o dia (com audiodescrição)

O Pimp My Carroça é um projeto social do grafiteiro Mundano, que tem o objetivo de fazer com que a sociedade reconheça o papel fundamental que essas pessoas têm para reciclagem e manutenção da cidade. Aqui um vídeo do TED Talks, em que o artista explica o projeto: https://www.ted.com/talks/mundano_pimp_my_trash_cart?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare

 

Texto e fotos: Divulgação
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti


 

Logotipo (1)


 

 

                             

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: