Prefeitura de São Bernardo inicia ações do Agosto Dourado

Compartilhe:

Mães doadoras de leite são homenageadas pelo prefeito Orlando Morando

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC Prefeito Orlando Morando homenageia mães doadoras de leite em evento no Teatro Lauro Gomes Gomes

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Prefeito Orlando Morando homenageia mães doadoras de leite em evento no Teatro Lauro Gomes Gomes

Referência no Estado de São Paulo, por um trabalho eficaz prioritário de com leite materno no Hospital Municipal Universitário (HMU), a Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (06/08), a abertura das comemorações do Agosto Dourado. O mês conscientiza e apoia as mulheres sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. O evento, que tem como tema Aleitamento: A Base da Vida aconteceu no teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, no bairro do Rudge Ramos).

 O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou da cerimônia de abertura, acompanhado pelo secretário de Saúde, Geraldo Reple, da Diretora do HMU, Mônica Carneiro, da diretora do IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), Fabíola Cassab e demais autoridades.

 “Hoje é um dia muito especial para a Saúde de São Bernardo. Apoiar o aleitamento materno significa apoiar um ato de amor. Conheço de perto esta causa, minha esposa foi doadora de leite do HMU. Ela amamentou os nossos dois filhos e doou todo o excedente. Sinto-me orgulhoso, por poder participar deste projeto e conseguir incentivar outras mulheres”, disse Morando.

Durante a cerimônia, o prefeito anunciou um novo investimento em prol do aleitamento. “Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde terão o cantinho da maternidade. No espaço, as mulheres serão auxiliadas, por profissionais capacitados e poderão tirar todas as dúvidas. Com este cantinho, além de investir na saúde, estamos fortalecendo a família e o elo materno”, finalizou Morando.

HOMENAGENS

Prefeito Orlando Morando e secretário da Saúde, Geraldo Reple, homenageiam mães doadoras de leite materno

Prefeito Orlando Morando e secretário da Saúde, Geraldo Reple, homenageiam mães doadoras de leite materno

Cerca de 50 mães doadoras de leite e funcionárias do hospital, que estão amamentando, foram convidadas a participar do evento. Das mãos do prefeito, elas receberam uma singela homenagem como agradecimento pelo leite doado.

A analista de marketing e mãe da pequena Lívia, de 1 ano e 3 meses, fez questão de dar uma fugida no trabalho e acompanhar o ato. “Só tenho palavras para agradecer o banco de leite do HMU. “Lembro que cheguei da maternidade e estava desesperada, porque tinha muito leite. Liguei no hospital e eles prontamente me ajudaram. Ao todo doei 13 litros e além de ajudar a minha filha, consegui ajudar várias outras crianças”, explicou.

INCENTIVO

Titular da Saúde e médico ginecologista, Geraldo Reple, salientou também o trabalho que vem sendo realizado nas unidades de saúde, em prol do ato materno. “Cerca de 98% das mães que têm os bebês no HMU, deixam a maternidade amamentando. Precisamos incentivar essas mulheres a continuarem a amamentar nos próximos meses. O leite materno é essencial para o desenvolvimento dessas crianças.  Oferecer o aleitamento exclusivo, até os seis meses de vida do bebê, significa a possibilidade de uma vida mais saudável”, salientou.

REFERÊNCIA

Desde que foi inaugurado, em 1999, o Banco de Leite do HMU tornou-se referência em atendimento. O banco já conquistou prêmios do Ministério da Saúde, pela qualidade do leite ofertado aos bebês e já contabilizou a ajuda de 20.700 mulheres, que doaram 40 mil litros de leite e ajudaram mais de 17 mil bebês. Atualmente, o banco auxilia, mensalmente, 80 bebês prematuros, que estão internados no hospital.

Texto: Gabriela Maria
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC


ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


Posts relacionados

Deixe um comentário: