‘Poeta da Luz’, o designer de iluminação Ingo Maurer morre aos 87 anos

Gostou? Clique e Compartilhe:

ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


Foto: Juan Guerra/Divulgação

Foto: Juan Guerra/Divulgação

O designer alemão Ingo Maurer, aos 87 anos, referência em lâmpadas e projetos de iluminação, faleceu nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, na cidade de Munique na Alemanha. Em comunicado oficial, a família não informa a causa da morte e ressalta que seu legado terá continuidade: “Sempre lembraremos dele e continuaremos seu trabalho em espírito”.

Foto: Reprodução Instagram Arystela Rosa Paz e Ingo Maurer

Foto: Reprodução Instagram
Arystela Rosa Paz e Ingo Maurer

Conhecido como o ‘Poeta da Luz’ e considerado um dos lighting designers mais influentes do mundo, Maurer tinha uma relação de carinho e amizade com o Brasil, onde há mais de uma década é representado com exclusividade pela FAS Iluminação, através do trabalho da empresária Arystela Rosa Paz.

Em sua última visita ao Brasil, em 2016, Maurer participou do lançamento do Estúdio Brasil Ingo Maurer, único endereço na America Latina que possui seu acervo completo de obras, incluindo peças exclusivas feitas especialmente por ele para este projeto.

 

Sobre Ingo Maurer

Nascido em 1932, Ingo Maurer estudou tipografia e, aos 22 anos, se interessou pelo design gráfico. Em 1966, inaugurou o estúdio Desing M e criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de bulb. A partir dali, o ‘Poeta da Luz’, como ficou conhecido, deu início à série de esculturas luminosas que seriam sua marca registrada.

Reprodução: Instagram Butterflies Dreaming

Reprodução: Instagram
Butterflies Dreaming

Premiadíssimo, o designer assinou alguns dos artigos mais relevantes da atualidade – peças que pararam, inclusive, nos catálogos de museus estrelados – caso da Light Structure, Little Black Nothing, YaYaHo, Los Minimalos Dos, Lucellino wall, Wo Bist Du Edison, Porca Miséria e Zettel’z.

Irreverente e provocativo, Ingo rompeu a monotonia pragmática do mercado de iluminação, obrigando os olhos a irem além do senso comum. Seus trabalhos sempre foram pautados pela essência da luz e da tecnologia, arrematados pela estética e pela funcionalidade.

Não à toa, seu portfólio atravessou fronteiras, foi inserido na agenda permanente de exposições do MoMa e do National Design Museu de NY, e chegou a 120 endereços ao redor do globo, dos Estados Unidos a Barcelona, de Pequim a São Paulo – aqui, no showroom da FAS Iluminação.


 

Texto: Asesssoria de Imprensa -Denise Delalamo Comunicação

Fotos: Juan Guerra e Reprodução Instagram


 

Logotipo (1)


 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: