Orlando Morando amplia grade de horário em Unidades Básicas de Saúde até as 22h

Gostou? Clique e Compartilhe:

Plano será iniciado na Vila União, Alvarenga e Vila São Pedro e será estendido a um total de 20 UBSs

Foto: Vivian Rossi Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Foto: Vivian Rossi
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Com o compromisso de ofertar mais atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta segunda-feira a ampliação do horário do funcionamento de três UBSs (Vila União, Alvarenga e Vila São Pedro) até às 22h, a partir de setembro. O plano prevê a expansão de expediente em 20 unidades, das 34 em todo o município.

A extensão na grade funcional dos locais foi viabilizada graças à captação de convênio da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Governo Federal, por meio do programa Saúde na Hora, que deu certificação a São Bernardo por atender os requisitos necessários para o investimento anual de R$ 6,6 milhões.

De acordo prefeito Orlando Morando, que esteve na unidade do Alvarenga nesta tarde, os locais escolhidos para ampliarem seu funcionamentos foram definidos por conta do maior fluxo de atendimento. “São as UBSs com maior demanda e maior adensamento populacional. Esperamos com esta medida, além de aumentar a oferta de médicos e outros serviços, gerar empregos. Serão 172 novas contratações”, explicou o chefe do executivo.

EXPERIÊNCIA

Atualmente, a UBS Vila União já funciona até às 21h, com verba exclusiva da Administração municipal. “Foi um teste muito importante, que nos permitiu averiguar a diminuição do absenteísmo com a extensão do horário. A unidade tem apenas 8% de desistências, enquanto em outras unidades somam-se aproximadamente 30%”, analisou o secretario de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Entre esses requisitos da União para envio do repasse estão manter a composição mínima das 6 equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número de equipes que já atuam no município.

A cidade de São Bernardo conta com 34 Unidades Básicas de Saúde, cujo funcionamento é das 7h às 19h – exceto a unidade da Vila União.

Texto: Divulgação/ PMSBC || Fotos: Ricardo Cassin/ PMSBC        
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti para o Estilo Angélica


Logotipo (1)



 

 

 

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: