O olhar em P&B do fotógrafo Érico Marques

Fotógrafo de São Caetano transita com naturalidade entre fotos sensuais e retratos de crianças e idosos

 O preto e branco como forma de transmitir a intensidade das emoções. Essa foi a escolha do fotógrafo Érico Marques, 37 anos, de São Caetano, para trabalhos autorais que transitam entre fotos sensuais e retratos de crianças e idosos com naturalidade. Todos em P&B. em entrevista ao Estilo Angélica ele fala sobre inspirações e o encontro com a Fotografia em sua vida.

P&B, aliás, é como Marques é conhecido entre os amigos. “Sempre fui fascinado por filmes e fotos antigas. Para expressões, que é o que quero captar com meu trabalho, o preto e branco é perfeito e transmite mais sentimento”, explica ele, que evita ficar na frente das câmeras. Acredito que seu lugar é atrás delas.

Marques iniciou a carreira na Fotografia despretensiosamente, como hobby. “Há 10 anos eu e uma ex-namorada gostávamos de sair aos fins de semana com máquinas fotográficas simples nas mãos. Íamos para o Centro de São Paulo fazer imagens das pessoas. O que sempre me atraiu foram os tipos tristes, com melancolia no olhar, principalmente idosos e crianças, fossem eles moradores de rua ou não.”

Foi assim que os retratos ganharam espaço na vida de Marques. O namoro acabou, mas o interesse pela Fotografia não.  Ele se inscreveu em diversos cursos gratuitos voltados para o tema, enquanto seguia trabalhando com Contabilidade, naquela época seu ganha-pão. Foram 27 cursos no total.

MUDANÇA

Quando percebeu que estava apaixonado pela Fotografia, resolveu que era hora de investir. Comprou equipamento e, além da Contabilidade, passou a fotografar festas e eventos. “Ser contador foi ficando cada vez mais em segundo plano. Percebi que aquilo não me agradava. O que eu queria era ser fotógrafo.”

Dos números para as imagens. Hoje Marques pode dizer, com orgulho, que vive da Fotografia. “Trabalho em estúdio de fotos de casamentos e presto serviços em outros eventos também. Em paralelo, ajudo minha irmã no café que ela tem no Centro de São Caetano. Mas os números ficaram para trás mesmo.”

SENSUALIDADE

Assim como os retratos de pessoas simples, as fotos sensuais também surgiram como hobby e foram ganhando espaço na vida de Marques. “Comecei a fotografar ex-namoradas e amigas que se interessavam em posar para as minhas lentes. Não busco só mulheres bonitas, com corpos perfeitos, mas sim aquelas que se aceitam como são e conseguem transmitir isso no olhar e nos gestos.”

Com as imagens, Marques mostra a essência do corpo feminino em seus mais variados tipos e formas. “Assim como nos retratos, o que procuro captar são as emoções estampadas nos rostos das mulheres, não apenas o lado sensual, mas também a melancolia, a solidão e a entrega de estar nua em frente à câmera.”

TRABALHO

O profissional ainda não teve oportunidade de expor seus trabalhos, porém, tem diversos projetos em mente. “Com certeza teremos novidades em breve”, garante.

Quem se interessar pelo trabalho de Marques pode contatá-lo por meio do Instagram (@ericomarquesfotografo), Whatsapp (11 98084-8589) ou pelo e-mail ericophotography@hotmail.com.

Posts relacionados

Deixe um comentário: