O olhar de Grazi em coleção de óculos

grazi 3Fotos: João Sal/Divulgação

#Sustentabilidade é assunto em pauta que a moda tem encampado como inspiração e produção. Exemplo é a mais recente coleção de óculos Grazi Eyerwear, inspirada no trabalho das artesãs do Projeto Teçume, da Amazônia. São 10 modelos de óculos de sol e de grau com diversos detalhes, cores e texturas que remetem ao trançado característico das bolsas criadas pelas artesãs do projeto, além de enfeites inspirados nas sementes e tramas originárias da região. Parte da renda obtida com a venda dos óculos será destinada ao projeto Teçume,  criado pela ONG Casa do Rio.

O lançamento foi no Dia da Amazônia (5 de setembro), em evento paulistano e contou com a presença da atriz Grazi Massafera, da gestora de Unidade de Convervação da Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas, Dioneia Ferreira, e Simone Ferraz, gerente de marketing da Luxottica.Grazi Massafera 5

PARCERIA

“O trabalho desta comunidade de mulheres é encantador, não só pela beleza e criatividade das peças, mas também pela valorização de uma cultura local tão rica, que se desdobra em educação, renda e proteção das florestas”, comentou Grazi Massafera. “Quando conheci o trabalho das artesãs, logo comecei a imaginar em uma coleção inspirada por ele”, completa Grazi.

A marca Grazi Eyewear foi criada em 2015, a convite da Luxottica e, desde então, lançou seis coleções tanto de modelos solares como de receituário. “Esta sétima coleção é especial, pela primeira vez realizada em parceria com uma ONG e com renda revertida para projeto de inclusão social. Estou feliz por este momento, além da coleção linda que esta parceria gerou, é uma forma de divulgar e apoiar o trabalho destas mulheres incríveis”, comemora Grazi Massafera.Grazi Massafera - Grazy Eyewear - créditos joão sal 2

O projeto que culminou nesta coleção de Grazi Eyewear foi criado em parceria com a Casa do Rio, uma instituição sem fins lucrativos que atua na região amazônica com iniciativas de educação e geração de renda para o desenvolvimento local, e que apoia entre seus projetos o Teçume. Parte da renda obtida com este lançamento será revertida para o projeto social.

MARCA

A parceria entre Grazi Massafera e a Luxottica começou em 2012, quando a atriz passou a protagonizar as campanhas publicitárias da marca de óculos Pierre Cardin. Em 2015, veio o convite da Luxottica para que Grazi Massafera explorasse o seu lado de empresária e tivesse a sua própria marca de óculos escuros e de grau. Hoje, a grife Grazi Eyewear é distribuída em todo o Brasil.

ARTESÃS

Apoiado pela BrazilFoundation há 3 anos, a Teçume é um negócio social que visa incluir as mulheres da região do entorno da BR 319, no Amazonas, de forma ativa na cadeia produtiva, com a produção de alimentos provenientes da agricultura familiar e extrativismo vegetal e artesanato.

Com mentoria da designer Luly Vianna, as manualidades tradicionais encontram o design contemporâneo em produtos vendidos na Artiz, loja da organização ArteSOL no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A Teçume tem ainda parcerias com importantes marcas, como Cris Barros, Giuliana Romanno e Phyto Paris. A renda obtida com as vendas triplicou a renda das artesãs. E financia o projeto RoSa – Regando Saberes, que as alfabetizou.

SOBRE CASA RIO

É uma instituição sem fins lucrativos que desde 2009 atua para o fortalecimento comunitário na região da BR 319, no Amazonas, com iniciativas de educação, empreendedorismo, ecologia e cidadania, com vistas para a transformação da realidade socioeconômica dos povos da floresta, e para a manutenção da floresta, em pé. A missão é construir caminhos para uma sociedade amazônida sustentável, integrando as questões locais e globais da contemporaneidade. Siga a @casadoriotupana no instagram.

E conheça mais sobre os trabalhos em https://vimeo.com/219906677

 

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