Líquido nas refeições é inimigo da boa forma

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Hábito provoca dilatação do estômago, o que pode levar ao aumento de peso, alertam especialistas

Fotos: Pixabay Sucos devem ser consumidos antes ou após refeições

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Sucos devem ser consumidos antes ou após refeições

O verão pede ingestão de mais líquidos ao longo do dia. É durante a estação mais quente do ano que bate a vontade de tomar sucos, refrigerantes e aquela cervejinha junto com as refeições. No entanto, nutricionistas ouvidas pelo Estilo Angélica alertam que o hábito atrapalha a digestão dos alimentos e provoca dilatação do estômago, o que pode levar ao ganho de peso.

De acordo com a nutricionista que supervisiona a Real Food Alimentação, em Santo André, Jamile Hernandes da Silva Machado, afirmar que consumir líquidos durante as refeições dá barriga é mito. Mas, se o hábito for diário, com o passar do tempo o estômago vai dilatando (ficando mais elástico) e fazendo com que a saciedade demore mais para ocorrer.

“Em consequência, acabamos por aumentar o volume das refeições e os famosos ‘beliscos’, pois sempre teremos a sensação de fome. Isso ocorre porque nosso estômago manda uma mensagem para o cérebro indicando que ainda tem espaço vazio, o que nos leva a comer mais. Esse aumento na ingestão diária é que pode levar ao ganho de peso e aumento da gordura abdominal”, explica a profissional.

dieta

Ingerir líquidos com a comida pode engordar

DIGESTÃO

A nutricionista e mestranda em Ciências da Saúde Daniela Cavichioli Mendes destaca que o maior prejuízo de se ingerir muito líquido com a comida ocorre em relação à digestão. Ela explica que, depois da mastigação, o alimento passa pela faringe, esôfago e segue para o estômago, onde está presente o suco gástrico, que efetua a quebra e auxilia a absorção de alguns nutrientes.

“Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições, o suco gástrico fica diluído, o que pode ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, entre outros.”

INDICAÇÃO

Conforme as especialistas, os líquidos podem ser ingeridos até 20 minutos antes ou 1 hora depois das refeições.

Daniela abre uma exceção. “Se optar por ingerir o líquido enquanto come, é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 ml a 200 ml, e não em todas as refeições.”

SE NÃO TIVER COMO…

Sucos ácidos ajudam a digerir alimentos

Sucos ácidos ajudam a digerir alimentos

Dê preferência aos sucos naturais feito com frutas ácidas como abacaxi, limão, morango, kiwi já irão trabalhar a favor do suco gástrico no estômago, não interferindo na absorção dos alimentos. A água também é uma boa escolha, pois ajuda na hidratação e não aumenta o valor calórico da refeição.

“É importante ressaltar que refrigerantes e água gaseificadas são mais prejudiciais, pois o gás presente nessas bebidas dilata ainda mais o estômago, prejudicando a digestão e criando uma falsa sensação de saciedade, fazendo com que a fome apareça mais rapidamente e podendo levar a excesso alimentar durante o dia e, consequentemente, ao aumento de peso”, afirma Daniela.

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1 Response

  1. 10/01/2017

    […] Mais dicas para manter a forma: leia a matéria http://angelicanicoletti.com.br/liquido-nas-refeicoes-e-inimigo-da-boa-forma/ […]

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