Linhas de Katharina Welper na Canvas Galeria

Compartilhe:
Fotos: Divulgação A artista plástica Katharina Welper

Fotos: Divulgação
A artista plástica Katharina Welper

A arte contemporânea ganha novos traços de de 15 a 31 deste mês no endereço paulistano da Canvas Galeria de Arte. É exposição inédita da artista carioca Katharina Welper e batizada Linhas da Vida. “Trata-se de um trabalho  marcante. Katharina pinta como se não tirasse o pincel da tela e a partir deste traço surgem imagens e mensagens incríveis”, diz Rodrigo Brant, da Canvas. 

A artista, que no ano passado mostrou seu trabalho na Alemanha e, em 2013, na Finlândia, apresenta uma linguagem pictórica resultado de pesquisa da arte etrusca, persa e grega, onde a estética dos mosaicos traduzia o mistério da figura humana envolta em elementos geométricos e naturais.

“Desenvolvi a pintura de cavalete recriando imagens de forma contemporânea. Não me preocupei com a relevância dos personagens ou da cena. O destaque é dado no momento do registro. Minha intenção é fazer com que o observador tenha outra percepção do tempo, onde as formas, que normalmente são descartadas, ganham corpo”, conta Katharina.

Ela conta sobre seu processo de criação: “Eu pego a imagem, amplio e, pela observação, trabalho as cores e modificações desejadas diretamente na superfície, sem o recurso da manipulação gráfica. Isso combina com o que eu gosto de fazer na arte, que é trabalhar com calma, resgatando o caráter qualitativo da obra. Faço e desfaço tudo que não está bom e esse empenho faz parte do trabalho, que não é feito somente da ideia do artista, mas do tempo e do esforço dispendido no processo de execução”.

Docência e Ateliê

Formada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, e o ateliê de Jerry Morran, em Nova Orleans, EUA. Ao retornar ao Brasil, Katharina assumiu a cadeira de livre-docência do Instituto de Arte da UERJ, além de lecionar técnica de mosaico na ONG Sociedade Qtrop, conciliando com suas palestras na Oficina de Arte do SESI-RJ. Nos últimos anos renunciou ao mundo acadêmico e se dedicou exclusivamente à produção em seu estúdio na Mata Atlântica carioca.

SERVIÇO:

Vernissage: dia 14, das 19h às 22h

Exposição: até dia 31 de julho, das 11h às 19h. Sábado: das 11h às 15h

Endereço: Avenida Europa, 715

Posts relacionados

Deixe um comentário: