Hoje: Elenco e comédia de primeira no Municipal de Santo André

Gostou? Clique e Compartilhe:
Foto: Joao Caldas Filho Elenco da peça em cena

Foto: Joao Caldas Filho
Elenco da peça em cena

Comédia adaptada por Walcyr Carrasco, Loucas por Eles, retorna à região

A comédia Loucas por Eles retornou à região neste fim de semana. Hoje, (domingo), no Teatro Municipal de Santo André. O espetáculo foi encenado na semana passada no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, onde foi bastante aplaudido. Motivos não faltaram: ágil texto e elenco – formado por Suely Franco, Ellen Rocche, Vera Mancini, Cynthia Falabella e Fafá Rennó. A direção é de Fernando Cardoso (finalista do Prêmio Bibi Ferreira).

O Estilo Angélica assistiu à peça e indica como diversão certa para os que buscam entretenimento leve e com conteúdo. Texto do diretor e roteirista argentino Marcos Carnevale (dos filmes Elza & Fred e Coração de Leão), a comédia Loucas Por Eles (Adictas a Vos, no original argentino), ganhou versão brasileira do autor e escritor Walcyr Carrasco, aliás, expert em comportamento humano e que, de forma cirúrgica, deu o tom adequado à falas em português. Loucas por Eles 1

“Fiz uma adaptação total ao nosso universo, às mulheres brasileiras. Fiquei feliz com o resultado, pois a peça não perdeu sua identidade original”, conta Carrasco, que trabalhou anteriormente com Fernando na comédia Toalete e tem ampla experiência em textos que transitam do cômico ao trágico, como ocorre nesta montagem.

ENREDO

A peça traz expõe o universo de cinco mulheres que se conhecem na sala de aeroporto e que, coincidentemente, aguardam a chegada de voos trazendo figuras masculinas com representações diferentes para cada uma: pai, ídolo, amante, marido. A quinta, aguarda para embarcar para encontrar o filho.

Juntas, compartilham histórias, ressentimentos, prazeres, anseios, dúvidas, medos e paixões, sobretudo pelos homens.

Embalam a caprichada encenação – realização da Mesa 2 Produções – o figurino de Fábio Namatame, a luz de Wagner Freire, o cenário de Alexandre Toro, a trilha de  Eduardo Hypólito e o visagismo de Anderson Bueno. Destaque para a participação especial de Iris Lettieri (voz em off), a locutora dos aeroportos de Congonhas e Galeão desde a década de 1970, e do cantor Daniel, que gravou a canção Deixa Chover (de Guilherme Arantes) ao lado de Suely Franco.

UNIVERSAIS

O espetáculo traça um retrato da mulher nos dias de hoje por meio de cinco personagens universais que, exatamente por essas razões, provocam imediata identificação com a plateia.  “É uma peça de ambientação feminina forte e todas estão em situações desesperadores, o que reforça algumas características”, conta Fernando. “É como se os fragmentos dessas mulheres totalizassem uma só pessoa”, explica, caracterizando a peça como um espetáculo “à lá Almodóvar com maracugina”, em referência ao diretor Pedro Almodóvar e o calmante.

Essa é a primeira comédia teatral que Fernando dirige, embora tenha ampla experiência com artes e espetáculos, seja na produção, argumentação ou direção artística. O diretor foi assistente de Marcos Nanini na peça As Regras do Jogo(1995)e de Del Rangel no seriado Retrato de Mulher, da Rede Globo (1993) protagonizado por Regina Duarte.

A pesquisa que resultou na montagem atual começou logo após o término da temporada de Palavra de Mulher (indicação ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias Melhor Diretor, Melhor Direção Musical, Melhor Atriz e Melhor Espetáculo). Loucas Por Eles é uma comédia humana, despretensiosa, mas ao mesmo tempo emociona”, comenta o diretor. Quanto ao elenco, ele se orgulha do time que formou – “atrizes talentosas de repercussão nos palcos e na televisão, que interpretam personagens de empatia com o público”.

Trecho de depoimento do cantor Daniel

“Acabei de chegar em casa com o coração transbordando de alegria! Pude ver de perto os talentos estonteantes dessas maravilhosas atrizes (Suely Franco, Vera Mancini, Cynthia Falabella, Fafá Rennó e Ellen Rocche). Como mensurar o que estou sentindo? Só me resta agradecer o carinho, receptividade e, acima de tudo, a lembrança entre muitos representantes da nossa cultura musical! Muito obrigado à produção, ao diretor Fernando Cardoso, meu amigo querido Walcyr Carrasco, todos os profissionais envolvidos e a plateia querida!! Esse é o nosso combustível para seguir em frente!”

Serviço:

LOUCAS POR ELES

Teatro Municipal de Santo André

Praça IV Centenário – Santo André

Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60

Horário: 19h

Telefone: 4433-0789

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: