Governo de SP lança maior evento gastronômico do Brasil

Gostou? Clique e Compartilhe:

 ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


De 1º a 31 de outubro, SP Gastronomia promove mais de 200 ações por todo o Estado com exposições, menus a preços especiais e encontros com chefs 

Home Gastronomia SPMaior e mais inovador programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil, a 1ª edição do SP Gastronomia tem início na terça-feira (1). O projeto é organizado e promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O governador João Doria e o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão apresentaram hoje (27), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a programação completa do evento.

Governador João Doria em coletiva de imprensa

Governador João Doria em coletiva de imprensa

“É um programa vigoroso em um Estado que já tem enorme tradição na área gastronômica”, declarou o governador. “Tomamos a decisão de concentrar o evento no mês de outubro para ser um grande difusor. O objetivo é fortalecer a consciência de São Paulo como principal centro gastronômico do país. Nosso objetivo também é garantir a continuidade dos empregos temporários que, iniciando em outubro, tenham a oportunidade de prosseguir atuando no setor gastronômico. Esse impulso pode ajudar e fortalecer os conceitos de gastronomia e empregabilidade”, acrescentou Doria.


Ao longo de todo o mês, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do estado. O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras diversas atividades ligadas à economia criativa e ao turismo.


O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.

Potencial econômico

 O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o Estado e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.

São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e 11 dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.

“Vamos impulsionar esse setor para que ele impacte ainda mais o desenvolvimento e seja reconhecido dentro e fora do Brasil, a fim de atrair mais turismo e empregos pelo viés da gastronomia. É um programa que impacta positivamente diversas áreas”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Integração

O SP Gastronomia é a maior ação intersecretarias já realizada pelo Governo do Estado. O calendário também reúne atividades das pastas de Desenvolvimento Regional; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.

Programação

chefs gastronomiaSão Paulo terá atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado em todos os dias de outubro. A programação completa de ações está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br. Até o dia 5, bares e restaurantes podem inscrever um prato promocional e entrar na lista de estabelecimentos parceiros. Eventos do setor também podem solicitar a inclusão no calendário pelo e-mail spgastronomia@sp.gov.br.

– Portal do Governo: saopaulo.sp.gov.br
Informações: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo


Logotipo (1)

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: