Galluzzi ensina como decorar a casa no Natal e Réveillon

Compartilhe:

 

Fotos: Acervo pessoal

Fotos: Acervo pessoal

Fábio Galluzi é uma grife no Grande ABC e em São Paulo, cuja marca é o raro talento de saber conjugar simplicidade à sofisticação quando os assuntos são técnicas de arranjos florais e decoração de festas. Nesta entrevista, ele propõe aos leitores do blog Estilo Angélica soluções acessíveis e criativas para receber amigos e familiares em casa nas festas de Natal e Ano-Novo. Veja a entrevista com o expert, cujos contatos são: www.fabiogalluzzi.com.br/contato@fabiogalluzzi.com.br/cel. 97573-8020

Quais são suas lembranças de Natal?

O Natal é uma época de confraternizar e reunir a família e amigos. Tenho lembranças deliciosas desta época. Sempre arrumamos a casa para esta data. Além da árvore de Natal, sempre montei o presépio. Quem criou o primeiro presépio foi São Francisco de Assis. Por um tempo, os presépios andaram meio esquecidos dando lugar à árvore natalina e ao Papai Noel, mas hoje estão voltando com várias formas, materiais e tamanhos. Acho bacana, pois este item representa o verdadeiro motivo da celebração, que é o nascimento de Jesus.

Qual é a sugestão para decorar com personagens do presépio?

Por exemplo, a Sagrada Família, Jesus numa cesta. Ao lado, coloque velas douradas. Se tiver crianças conte a história mostrando cada personagem. Elas vão adorar.

Como tornar especial a recepção dos convidados?

Prepare a casa mostrando que teve carinho e preocupação para recebê-los. Dê atenção especial para a porta de entrada. Decore com guirlanda e festões. Ela dará as boas-vindas para quem chega.

E o mobiliário?

Mude os móveis de lugar. Crie cantos especiais. Retire os adornos que usa normalmente e coloque os têm motivos natalinos. Bolas em caixas ou taças de vidro, festões, pequenas árvores, laços nas cortinas e cadeiras, velas, livros, frutas. São detalhes que fazem a diferença. Deixe espaço onde fica a árvore de Natal para colocar os presentes.

Como decorar?

Pegue seus vasos, bandejas, taças, jarras, balde de gelo e coloque flores frescas. Faça buquês simples. É legal mostrar que foi você quem você fez. Compre flores e plantas em vasos também. Também arrume o lavabo com tolhas de motivos natalinos e coloque flores.

Quais flores indica para a casa?

Indico rosas, alstroemérias, lisianthus, cravos, lírios e orquídeas.

E a mesa de jantar?

Coloque uma toalha bem bonita com um arranjo misturado com flores, velas e frutas. Uma travessa ajuda nesta montagem. Coloque uma flor em cada guardanapo de tecido. Explore muito as velas. Elas darão um clima todo especial e aconchegante para a sua noite.

Alguma dica para a iluminação?

Procure trabalhar a iluminação da sua decoração de forma que o ambiente fique mais acolhedor e aconchegante – principalmente na sua casa ou em um ambiente mais íntimo. Geralmente, para grandes festas ou espaços maiores, a dica é dividir os espaços e iluminar de acordo com as características de cada local, mas normalmente a mesa de comida pode ser mais clara, enquanto os outros ambientes devem ter a iluminação com uma pegada mais intimista. A ideia é brincar.

O que muda para o Réveillon?

O clima é outro para a festa de Ano-Novo. Faça brincadeiras. Tenha um canto com itens especiais como sementes, moedas, uvas, velas coloridas, romãs, lentilhas, fitas coloridas, Bíblia, imagens de santos: cada um tem a sua simpatia para a virada do ano. Procure saber com antecedência qual o ritual de cada convidado.

E o cardápio?

Esta festa é mais informal. Opte por um cardápio com serviço americano, onde as pessoas possam comer sem a necessidade de faca. Espalhe puffs, almofadas, bancos. Escolha uma cor para a sua decoração.

E os arranjos florais?

Siga a mesma proposta do Natal. Não se esqueça do espumante e das taças, eles têm que ficar em um lugar de destaque. Explore nas bexigas, guardanapos temáticos, relógios de vários tamanhos e estilos, e números correspondentes ao ano que se inicia. Crie um canto especial para as crianças com lápis e papel para cada um desenhar o que espera e deseja do novo ano. Espalhe fotos dos convidados, hoje com as redes sociais é bem fácil conseguir. Eles vão adorar.

Mais alguma dica?

Também é bacana fazer uma seleção musical bem animada para a tocar após a meia-noite, na virada do ano. Também vale preparar algumas lembranças para entregar aos convidados. Fica muito simpático. Um Feliz Natal e em 2015 maravilhoso.

Galluzzi mesa

Posts relacionados

Deixe um comentário: