Fotógrafo andreense traduz a bella Itália em exposição aberta ao público

Compartilhe:

Abertura de Itália em 40 Cliques, assinada por Ari Paleta, será nesta segunda-feira no Spazio Italiano, em Santo André

Imagem interna do Coliseu

Imagem interna do Coliseu

Sai ano, entra ano, a Itália se mantém no ranking dos dez destinos mais visitados por turistas no planeta, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. Motivos para manter o destaque são muitos. Apenas como algumas das muitas ilustrações da bella Itália estão as paisagens deslumbrantes a exemplo da Toscana; acervos históricos de valor inestimável como a da capital, Roma, que abriga o murado Vaticano – a sede da Igreja Católica; o romantismo das gôndolas que percorrem os canais de Veneza; os poderosos polos de design e da moda de Milão.

As coloridas receitas típicas de cada uma das duas dezenas de regiões do país também marcam pontos, assim como os vinhos, fazendo da Itália destino certo para gourmets ou, melhor, adeptos da imperativa expressão mangia che te fa bene. Tantas qualidades associadas a singulares fotogenias não escaparam ao olhar do fotógrafo andreense Ari Paleta em viagem ao país em junho do ano passado.

Estátua em primeiro plano; ao fundo,Torre de Piza

Estátua em primeiro plano; ao fundo, Torre de Piza

De férias, o editor de fotografia do Diário do Grande ABC manteve aquecidas as lentes, resultando em centenas de imagens captadas técnica e poeticamente. Quarenta delas foram selecionadas, ampliadas e estarão expostas até 2 de junho no edifício da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, onde está instalada a escola Spazio Italiano, apoiadora do evento.

Essa é a segunda edição da mostra, intitulada Itália em 40 Cliques, que foi apresentada pela primeira vez no fim do ano passado em Cambuí, cidade mineira onde residem familiares de Ari e sua mulher, a jornalista e curadora da exposição, Soraia Abreu Pedrozo. As fotos, assinadas e numeradas, também poderão ser adquiridas no local.

Imaginário

De acordo com a curadora, Ari Paleta empresta seu olhar para imortalizar paisagens, ruínas, monumentos e história da Itália, cenário que faz parte do imaginário de muita gente. São retratadas pela mostra Roma, Florença, Pisa, Verona e Veneza, além de cidadezinhas da Toscana, a exemplo de Colle di Val D’Elsa, Siena, San Gimignano, Montisi, Montalcino, Montepulciano e Volterra.

O fotógrafo Ari Paleta apresenta 40 imagens selecionadas e ampliadas de viagem em 2016

Ari Paleta apresenta 40 imagens captadas durante viagem em 2016

O vernissage será no dia 8 (segunda-feira), das 19h30 às 22h. Na mesma data, às 18h, haverá palestra do vice-cônsul da Itália em São Paulo, Simone Panfili, sobre as relações entre Brasil e Itália.

A exposição conta com o apoio da das empresas Shopfoto, Berlusconi Bar e Griglia, Bazar Cecilia, Sauer Design & Publicity e Solst Protetor Solar.

SERVIÇO

Exposição Itália em 40 Cliques
Fotógrafo: Ari Paleta (www.aripaleta.com)
Curadoria: Soraia Abreu Pedrozo
Idealizadora: Andréa Bagnariolli Accurti
Quando:  9 de maio a 2 de junho
Abertura: 8 de maio (segunda-feira), das 19h30 às 22h
Local: Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André (Rua Airó, 69 – Vila Gilda – Santo André)

Posts relacionados

Deixe um comentário: