Florense inaugura flagship na Gabriel Monteiro da Silva

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Com conceito de Dror Benshetrit, espaço oferece uma experiência singular ao visitante

Fotos: Denilson Machado Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Fotos: Denilson Machado
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Instalada no número 690 da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a flagship Florense passa a ser a principal vitrine brasileira da marca. A audaciosa loja conceito apresenta uma nova forma de atender e presenteia São Paulo, não só com um novo cartão-postal, mas também com um ambiente para contemplação, unindo natureza e arquitetura.

O conceito foi criado pelo designer israelense Dror Benshetrit – em sua primeira participação dentro de um processo criativo no País –, que teve como desafio apresentar um projeto inquieto, inovador e revolucionário. Com área de 920 m², a flagship possui quatro pavimentos e é cercada por uma rica vegetação, que une folhagens, árvores frutíferas, ervas e os mais aromáticos temperos, numa experimentação única de valorização da natureza, bem ao estilo de Dror e alinhada com o projeto Houseplant, que o consagrou mundialmente.

Foto: Denilson Machado

Foto: Denilson Machado

O conceito original do projeto baseou-se na posição de liderança que a grife ocupa no mercado de mobiliário de alto padrão e em sua constante preocupação com a sustentabilidade, o que levou à implantação de quatro impactantes instalações denominadas houseplants, posicionadas na frente da loja. “A natureza nos inclui. Não é possível ver o mundo que nos cerca excluindo-nos dele. Entender a nós, humanos, como parte desta natureza nos ensina a ter um novo olhar sobre o nosso meio e também nos ensina a projetar”, ressalta Dror.

Com processos industriais de alta tecnologia, a Florense produz um mix de móveis que contempla todos os ambientes da casa. Para conceituar o projeto, o designer teve como referência a cozinha. É onde as pessoas convivem, preparam refeições e, principalmente, é o ambiente que perfuma toda a casa com uma explosão de aromas e sabores. O objetivo foi reverenciar a cozinha, as plantas, os vegetais, as ervas, que reúnem o sentimento de cuidado com o lugar que é o centro da casa. A partir disso, a loja foi concebida, não para que se parecesse com um showroom, mas que de fato lembrasse um lar, com ambientes aconchegantes e convidativos.

Sem a preocupação de seguir alguma tendência na arquitetura de interiores, Dror afirma que o conceito criado para a Florense está de acordo com algo muito em voga hoje: experiência e experimentação. “Experiências enraizadas na natureza, proporcionando às pessoas um sentido de pertencimento aos seus entornos e ao que estão vivenciando. Se pensarmos na palavra experimentação, a cozinha é a parte mais experimental da nossa casa e das nossas vidas. É um lugar de criação. Envolver essa ideia ao que fizemos aqui, revela o modo como olhamos este projeto”.

Foto: Denilson Machado

Foto: Denilson Machado

Nos quatro andares da flagship, há uma casa para ser vivida e apreciada. Nela, inovações como o sistema de iluminação running magnet, importado da italiana Flos; a premiada cozinha f53, com seu design totalmente inédito; a coleção de portas divisórias Flowall, com tecnologia exclusiva Florense; a nova coleção de armários para quartos, com três sistemas de abertura e tecnologia inovadora de amortecimento por magnetismo; a inédita Smart TV; os mais novos acessórios de iluminação para cozinhas; a incrível coleção de acessórios, inspirada na alta-costura, que combina tecidos, couro e madeira; e a nova paleta de acabamentos, que amplia ainda mais as centenas de padrões já oferecidos pela marca.

Para criar e executar a decoração, a Florense convidou o designer Aldi Flosi e o Estudio Manus, de Daniela Scorza e Caio de Medeiros F., buscando alcançar a atmosfera perfeita de uma casa. Aldi utilizou elementos básicos do cotidiano, arrumados em uma geometria sugerida nos diversos armários e ambientes. São peças simples e neutras para construir uma atmosfera humanizada aproximada do uso real, aliadas aos móveis da grife, agregando ainda mais informação aos acabamentos do mobiliário. Blocos de cores, peças assinadas, obras de arte, mobília vintage e objetos que instigam a memória criam “surpresas internas” nos armários. Há elementos naturais e minerais, palha, obras de arte popular brasileira, como a escultura do artista Zé Bezerra e um banco vindo da Ilha do Ferro. Para finalizar a produção, sapatos veganos, bolsas tramadas à mão, mantas de lã e roupas de cama de linho.

Foto: Denilson Machado

Foto: Denilson Machado

O Estudio Manus optou por grandes elementos esculturais e assemblages. Flores gigantes e surrealistas aliam-se às plantas de Dror e reforçam o conceito estabelecido por ele. Daniela e Caio criaram seis instalações e um conjunto de objetos, de acordo com o inédito conceito de arquitetura e paisagismo da loja. São peças que dialogam com as proporções e materiais dos ambientes internos e com o meio circundante, respeitando a ideia de espaço criado na exuberância da natureza, em intervenções que propõem causar momentos de surpresa e reflexão com sutileza e poesia. Nessas obras, estão sempre presentes componentes da natureza. O ambiente externo e as plantas que o projeto arquitetônico exalta são replicados nas formas propostas e nos materiais utilizados nas pontuais intervenções nos espaços internos.

Os serviços oferecidos pela Florense Gabriel vão muito além de atender clientes e parceiros. “As inovações começam com um pacote de hospitalidade inédito, montado como um hotel, com serviço de gastronomia, bell boy e concierge”, revela Camila Nunes Carneiro, franqueada Florense que responde pela nova loja. Todo o enxoval foi fornecido pela Hotel Plus, com peças da Riedel, Sambonet e Churchill e curadoria da Officina Três. Há também atrativos extras, como uma carta permanente de harmonização de azeites e degustação de vinhos, parceria com a Nespresso, que assinará a carta de cafés do restaurante com blends exclusivos. Um envolvimento humano que transcende o convencional para tornar-se, muito mais do que uma loja de mobiliário de alto padrão, um ponto de encontro onde o tom é o lifestyle.

Foto: Denilson Machado

Foto: Denilson Machado

O CEO da Florense, Mateus Corradi, não esconde sua satisfação com a abertura da flagship e principalmente com o projeto concebido pelo arquiteto Dror Benshetrit. “Os valores dele possuem afinidade com preceitos defendidos pela Florense desde sua fundação. Não é apenas uma loja, é um espaço que pretende traduzir o que a Florense representa no mercado da alta decoração”. Corradi destaca que o conceito estabelecido por Dror transforma o endereço em uma referência absoluta na Gabriel Monteiro da Silva. “Todos sabem que a Gabriel é a Oscar Freire do segmento mobiliário. Estar nela é um sonho antigo, pela posição que a rua representa, reunindo muitos atributos que irão reforçar nossa posição no segmento mobiliário brasileiro. Os clientes terão a oportunidade de conhecer todos os itens que produzimos para todos os ambientes da casa”.

 O detalhamento do conceito criado por Benshetrit  foi realizado pela arquiteta Renata Hermanny, com curadoria de Roberto Cocenza. “O grande desafio foi traduzir a ideia num projeto executável. A loja é uma floresta urbana que Dror imaginou dentro do espaço desse terreno, com uma atmosfera toda especial, brasileira, acolhedora. A inovação do conceito está na proposta de fazer com que as pessoas se sintam acolhidas, como se estivessem em casa e não em uma loja, com ambientes dominados pela natureza”, explica a arquiteta.

As houseplants e a cobertura metálica foram produzidas pela Aum Engenharia. O paisagismo, que marca a forte presença da natureza, é assinado por Gilberto Elkis. No projeto de interiores, que abrange a configuração do mobiliário nos diversos ambientes, Renata Hermanny trabalhou em parceria com o próprio Studio Florense. O projeto luminotécnico foi realizado por Maneco Quinderé, especialista da área. E a decoração ficou a cargo do designer Aldi Flosi e do Estudio Manus.

Texto e fotos: Divulgação     
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti


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