É tempo de flores e morangos em Atibaia

Gostou? Clique e Compartilhe:

ESTILO ANGÉLICA – O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ


 Fotos: Divulgação Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

Fotos: Divulgação || Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia tem o objetivo de promover a produção rural do município.  Com 25% da produção nacional de flores, sendo também a maior produtora de morangos do Estado, Atibaia gera com emprego e renda,  dando destaque aos produtores da região.

O público que passa pelo Parque Municipal Edmundo Zanoni pode conferir as novidades em lançamentos de flores, gastronomia, shows culturais, pavilhão de exposição, minishopping, salão do artesão, Museu da História Natural entre outros atrativos.

O visitante também tem a oportunidade de comprar flores e morangos diretamente dos produtores, para isso a Associação Pró-Flor tem um pavilhão de venda de flores, mudas, insumos, vasos. A Associação de Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia e Jarinu tem espaço reservado no evento, mais de 10 produtores de morangos participam trazendo uma grande variedade da fruta.

No período da Festa de Flores e Morangos a cidade recebe turistas de diversas regiões do país. São mais de mil ônibus que passam pela cidade e para isso a organização do evento possui um canal de atendimento exclusivo do visitante excursionista, com compra antecipada, receptivo no local tirando dúvidas e realizando o cadastramento das caravanas. Aos que preferem ir de carro o evento oferece ponto de venda de ingressos na Rodovia Fernão Dias, que podem ser adquiridos na Rede Graal aos sábados e domingos, além da compra web através do site e quem preferir pode comprar diretamente na bilheteria do evento, serão 11 guichês funcionando em tempo integral. 

O início de tudo

Segundo o livro 50º Aniversário da ACENBRA – 1952 a 2002, lançado em 2005, Haruju Matsuoka iniciou a cultura de cravos no Brasil em 1954, em propriedade situada em Atibaia. Ela importou as primeiras mudas do Uruguai, da variedade Shimu. “Em 1965, com a cultura do cravo em declínio, vários produtores optaram pelo cultivo de crisântemos em estufas, adotando o sistema de controle de foto período”, cita o livro, no cultivo de rosas os japoneses também se destacam na região.

Em 1968 teve início em Atibaia a Feira Agrícola, que começou como forma de agradecimento à terra e a agricultura, principal fonte de renda e sobrevivência da colônia japonesa na cidade, realizada no Trevo da Rodovia Fernão Dias. Sem calendário fixo anual, as festas se alternam e incorporam produtos. É em sua 6ª edição, em 1985, com a inclusão dos produtores de morangos que a festa passa a sua atual nomenclatura: Festa de Flores e Morangos de Atibaia, ano em que também inaugura o pavilhão de exposições no Parque Edmundo Zanoni, localizado no bairro Loanda, em Atibaia.

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia e tem o apoio da prefeitura da cidade, Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Pró- flor e Sindicato Rural de Atibaia. 

Serviço
39º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: até 22 de setembro de 2019
Às sextas-feiras, sábados e domingos
Horários: das 9h às 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni – Av. Horácio Neto, 1030 Atibaia – SP
Informações 0800-555-979
www.floresemorangos.com.br

Texto e fotos: Divulgação
Designer de Imagens: Maristela Kenes Nicoletti


Logotipo (1)


 

 

 

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: