Dicas de harmonização no Dia da Cerveja

Compartilhe:
Fotos: Divulgação Cervejas podem potencializar o sabor dos pratos

Fotos: Divulgação
Cervejas podem potencializar o sabor dos pratos

Preferência nacional, a cerveja também tem dia internacional. A data é comemorada toda primeira sexta-feira de agosto, portanto, hoje é o dia da loira gelada. Para os interessados em harmonizar a bebida, o blog apresenta as dicas do sommelier Daniel Wolff, proprietário da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com ( www.mestre-cervejeiro.com), que ensina a harmonizar cervejas especiais com cardápios variados.

Para acompanhar o churrasco, Wolff aposta nos rótulos Brooklyn Brown Ale e Chimay Rouge, que combinam com carnes vermelhas assadas. Se o prato for feijoada, a indicação é a Czechvar Premium Dark Larger, que tem corpo leve, baixo amargor e carbonatação suficiente para limpar o palato depois do prato, que é intenso e pesado. A Eisenbahn Rauchbier também é uma boa alternativa, combinando seu perfil defumado com os cortes da carne de porco.

“Para a bacalhau à portuguesa, assado com batatas, pimentão, cebola e azeite, opte pelas cervejas Witbier. DUM Grand Cru, a versão mais forte do estilo, com teor alcoólico de 8,8%, é um ótimo acompanhamento caso o bacalhau esteja bem condimentado”, aconselha.  Para massas, observe o tipo de molho. De modo geral, pratos com molho branco, preparados com leite, queijo e poucos condimentos, pedem acompanhamentos que deem seu próprio “tempero” à comida. Assim, cervejas do estilo Saison, como a 2 Cabeças/Invicta Saison à Trois harmonizam perfeitamente.
Para as massas preparadas com molho vermelho, que é mais ácido, a melhor opção são as bebidas adocicadas, que equilibram essa característica, como a Gauden Bier Bock, uma tradicional bock com dulçor suficiente para equilibrar a acidez e corpo que suporta a presença de carnes em molhos tipo bolonhesa.

Chocolate pode ser acompanhado por cerveja

Chocolate pode ser acompanhado por cerveja

Doces

Wolff também quebra o tabu sobre a associação de doces com cerveja. Ele garante que a bebida, em especial, as que levam maltes torrados, vão bem com  bombons, trufas, mousses etc. Para a harmonização com chocolate amargo, que “pede mais potência”, uma boa pedida é a combinação com os estilos Porter ou Stout, que têm aromas de torrefação mais acentuados, amargor presente dos maltes torrados e mais corpo, o que é essencial para mixar os sabores.

Posts relacionados

Deixe um comentário: