Designers e marcas nacionais apresentam mobiliário em museu de SP

Gostou? Clique e Compartilhe:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Em quatro dias lojistas, parceiros, empresários, jornalistas de várias regiões do Brasil puderam ver de perto até a semana passada cerca de 60 móveis assinados por Porfírio Valladares e  Isabela Vecci, ambos de Minas Gerais, e pelos designers das marcas Drio, do Rio Grande do Sul, América, de Minas Gerais, e Fixtti, de São Paulo.  O cenário da exposição foi a A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo. O evento foi uma realização da Agência de Design Vera Santiago.

Os móveis passaram pelo olhar refinado de Vera Santiago, mineira radicada em São Paulo que se dedica ao assunto há mais de 15 anos, época em que fundou a Agência de Design Vera Santiago. “Há quem me chame de agente, curadora ou até de coach de design. Mais do que fazer o elo entre criadores, fábricas e lojistas, o meu papel é contribuir para que o designer conheça e atinja seu potencial máximo em cada peça”, explicou Vera.

ARTISTAS

Porfírio é mineiro de origem e formação, graduou-se na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e fez especialização em Arte Contemporânea na Escola Guignard. Ele apresentará cadeiras, bancos e mesas que homenageiam grandes nomes da arquitetura, como o italiano Renzo Piano, o brasileiro Sérgio Ferro e o australiano Glenn Murcutt. “Todos são produzidos artesanalmente e usam a madeira como matéria-prima principal”, resumiu  Porfírio.

Já as duas coleções da designer Isabela Vecci, com atuações também nas áreas de arquitetura de interiores, museografia e cenografia, foram batizadas  Gabinete de Curiosidades e Pedra-Sabão. “A primeira é composta por pequenos armários, aparadores, bufês e mesinhas laterais de madeira. A segunda, como o nome já diz, trará peças de pedra-sabão com inspiração na joalheria”, explicou  Isabela.

A marca América, cuja fábrica fica na cidade de Perdões, MG, teve uma série de lançamentos concebidos por artistas de escritórios de design: Alfio Lisi, André Brandão e Márcia Varizo, Jayme Bernardo, Lattoog Design, Leonardo Rossano e Debora Mansur, Matheus Martins e Mula Preta. “A América aposta em um excelente acabamento e é uma empresa que pode reunir muitos talentos pela agilidade e flexibilidade com a qual trabalha”, acentuou Vera Santiago.

Já da marca Drio, com sede em Lajeado, RS, trouxe móveis criados por Luia Mantelli. “Procuro misturar materiais e usar toda a capacidade da indústria em trabalhar com madeiras naturais”, resumiu.

Outra atração da exposição foi a apresentação para o mercado da marca Fixtti, que resulta da união entre Flávia Pagotti e Camila Fix. Essas duas designers paulistanas criam  produtos com desenho contemporâneo, como aparadores e mesas de apoio.

AGÊNCIA

A Agência  foi criada em 2000 pela mineira Vera Santiago. Pós-graduada em marketing e com especialização em terceirização de serviços na Itália, ela trabalhou por dez anos com desenvolvimento de produtos na indústria têxtil mineira. Também foi responsável pela comercialização da Casa Cor MG e prestou consultoria para lojistas de decoração, direcionando o mix de produtos, treinando equipes e contribuindo para o crescimento do mercado.

Vera já desenvolveu produtos em parceria com Fernando e Humberto Campana, Marcenaria Baraúna e trabalhou com o Sindmóveis de Bento Gonçalves (RS), atuando na comercialização, promoção e curadoria de duas edições da feira Casa Brasil. Atualmente, dedica-se exclusivamente à agência que leva seu nome, oferecendo curadoria, comercializando móveis e promovendo o trabalho de designers.

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: