Comece 2016 de forma saborosa e saudável

Gostou? Clique e Compartilhe:

 

O casal Hermes e Ana Maria Tomazoni , da Sabor & Saber Gastronomia

O casal Hermes e Ana Maria Tomazoni , da escola Sabor & Saber Gastronomia: dicas de cardápio saudável no começo do ano

Que tal começar 2016 de forma saudável, após os excessos do Natal? Adepta do slow food (movimento que prega o direito ao prazer da alimentação), a dona da escola Sabor & Saber Gastronomia, Ana Maria Tomazoni, foi passar as festas com os três netos na Austrália, onde eles moram, mas deixou com o Estilo Angélica algumas boas dicas de ceia de Ano-Novo. “Minha sugestão é comida de verdade e leve na mesa, com frutas e hortaliças bem frescas e, de preferência, orgânicas.”

Para a entrada, a ideia é brincar com cortes diferenciados como palitos, triângulos, estrelas de cenoura, pepino e salsão. Ou ainda erva-doce com creme leve de ricota e iogurte ‘saborizado’ com ervas frescas.

As sopas frias também são opções bem-vindas. “Precisamos tomar muito cuidado com as calorias das maionese e cremes com creme de leite ou queijos cremosos. Os ‘escondidos’ cheios de gorduras são traiçoeiros na hora da balança e com a saúde, resultando em muitas calorias”, avisa Ana Maria.

quiche

Como acompanhamentos, quiches e tortas com vegetais, bem quentinhas, servem tanto para o jantar quanto para um almoço festivo. Prepare antes de servir e depois é só aquecer no forno elétrico, com uma salada variada de folhas e frutas.

grão-de-bicoNo caso do prato principal, seja à base de peixes, aves ou carne vermelha, o importante é ele ser servido quente e em um prato bonito, junto com frutas (frescas ou secas) ou batatas assadas – os purês de batata, mandioquinha, lentilha ou grão-de-bico fazem muito sucesso sempre.

merengues

Para a sobremesa também muitas frutas frescas. Nesta época do ano, além de embelezarem a mesa, elas ajudam na digestão. Experimente a Pavlova, um disco alto de suspiro com chantilly fresco, batido na hora de servir, e muitas frutas picadas em cima.

Para os netos, na Austrália, Ana Maria conta que preparará o Vulcão Surpresa: em formato de bola ou caixa de presente, tem uma casquinha de chocolate recheada de morangos frescos (pode ser também salada de frutas) com uma bola de sorvete. Na hora de servir, coloca-se chocolate ao leite bem quente, em fio, para a bola de chocolate derreter e aparecer o sorvete com as frutas.

ESCOLA

Segundo a culinarista, a Sabor & Saber Gastronomia, que ela criou e dirige junto com o marido, Hermes, tem muitas novidades para 2016, com cursos para crianças, para o dia a dia, para chef de cozinha e chef gourmet. Também presta consultoria para empresas em testes e desenvolvimento de novos produtos e faz assessoria para restaurantes, hotéis, bares e similares para o desenvolvimento de cardápios e treinamento das equipes.

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: