Jornalista conta sobre teste no trânsito de Paris

Gostou? Clique e Compartilhe:
Fotos: Acervo Pessoal Gabriel Marazzi é apaixonado desde criança por motos e carros

Fotos: Acervo Pessoal
Gabriel Marazzi é apaixonado desde criança por motos e carros

O Blog Estilo Angélica inaugura hoje mais uma categoria: Experts. É um espaço para especialistas desfilarem seus pontos de vista e conhecimentos de suas áreas. A estreia é com Gabriel Marazzi,  profissional especializado em automóveis. Jornalista por profissão, engenheiro por formação, atua há 38 anos no setor, avaliando automóveis e motocicletas. Editou e dirigiu revistas especializadas, entre elas Duas Rodas, Carro, MotoMax, Motociclismo, Oficina Mecânica, Antigomobilismo Magazine, Motor Clássico e Motor Quatro. Atualmente escreve para as revistas Motor Show e Cycle World, edita sua revista digital Cultura do Automóvel e publica diversas colunas especializadas em sites e jornais do setor. Boa leitura.  Segue texto de Gabriel feito exclusivamente para o blog.

“Você já pensou como seria bom não ter que se preocupar com o carro da frente em um congestionamento de trânsito? Dirigindo alguns determinados modelos, isso pode ser realidade. Para aperfeiçoar o sistema de frenagem ativa Active City Stop, lançado em 2011 no Ford Focus e hoje equipando mais de 170.000 veículos da marca na Europa, como New Fiesta, B-MAX, C-MAX, Grand C-MAX, Kuga, Transit Connect e Tourneo Connect, a Ford escolheu a cidade de Paris, considerada a de trânsito mais estressante do mundo, para testar uma versão avançada do sistema.

ActiveCityStop-1

O Active City Stop pode evitar colisões traseiras, comuns no trânsito urbano, em velocidades de até 50 km/h. Com um conjunto complexo de sensores de luz, o sistema escaneia a pista na frente do veículo até 50 vezes por segundo, acionando os freios sempre que o veículo da frente reduz a velocidade ou para de repente. Além dos freios, o sistema desacelera o motor e acende as luzes de emergência.

T

No teste feito nas ruas de Paris – que estão entre as dez mais congestionadas da Europa – motoristas profissionais com experiência no local dirigiram por entroncamentos famosos como a Place de l’Etoile e o Arco do Triunfo, para onde convergem 12 grandes avenidas. Além disso, os engenheiros da Ford rodaram mais de 4.000 quilômetros com protótipos do Mondeo e da van Tourneo Connect durante os cinco dias do teste, nas piores horas de trânsito na cidade, e só depois o novo equipamento foi aprovado para uso em veículos de produção.”

 

Gostou? Clique e Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário: