Cientista da Yakult estará no Simpósio de Imunologia no Esporte

Evento será realizado entre os próximos dias 21 e 23, em São Paulo, reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional na área de imunologia do esporte 

Pesquisador sênior do Departamento de Pesquisas em Alimentos do Instituto Central Yakult,  em Kunitachi, Akimitsu Takagi, PhD., vai abordar no dia 22 o tema Probióticos: atividade imunomoduladora do Lactobacillus casei Shirota e sua eficácia clínica

imunologia

 

Foto: Divulgação Cientista Akimitsu Takagi

Foto: Divulgação
Cientista Akimitsu Takagi

Lactobacillus – Na palestra de Takagi, Probióticos: atividade imunomoduladora do Lactobacillus casei Shirota e sua eficácia clínica, o cientista apresentará uma visão geral da importância clínica e das funções imunomoduladoras da cepa Lactobacillus casei Shirota, inclusive na saúde de atletas de alto desempenho. Além disso, falará sobre o mecanismo de ação probiótica no ambiente intestinal e no sistema imunológico, a função e o sistema para controlar várias doenças, incluindo infecções e câncer.

O pesquisador Akimitsu Takagi, que é membro da American Association for Cancer Research e da Japanese Cancer Association, também abordará o declínio transiente (transitório) na atividade imunológica, observado imediatamente após o exercício físico e que é um fator de risco para doenças infecciosas. “Um estudo revelou que maratonistas correm alto risco de infecção do trato respiratório superior e apresentam redução na atividade das células imunológicas Natural Killer (NK) imediatamente após a corrida”, observa.

O cientista explica que os microrganismos probióticos fornecem benefícios para a saúde através da modificação do sistema imunológico do hospedeiro, e lembra que o Lactobacillus casei Shirota parece ser benéfico também para os atletas. “Estudos com atletas de endurance revelaram que a prevalência de infecção do trato respiratório superior foi significativamente menor no grupo Lactobacillus casei Shirota em comparação com o grupo placebo”, revela.

CELAFISCS – Nos três dias de imersão nos diversos temas associados à imunologia do esporte estarão nomes de destaque conduzindo os temas. Entre os palestrantes, também estará  o professor Victor Matsudo, do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul). Ele apresentará o tema Benefícios do exercício físico para a resposta imune dos idosos, dia 22, às 9h35.

Matsudo destacará a importância do tema imunologia do exercício e esporte, a qual é uma área em rápida ascensão científica, a qual tem sido considerada como a base dos mecanismos de ação dos efeitos do exercício físico na saúde, na doença, no envelhecimento e na performance.

 

SERVIÇO

Local – Auditório do 8º Batalhão de Polícia do Exército

Rua Manoel da Nóbrega, 1015 – Paraíso – São Paulo

Mais informações no site http://www.abie.org.br

 

Posts relacionados

Deixe um comentário: