Bebeu água? Pule Carnaval de forma saudável

Especialista alerta para os riscos à saúde causados pelos exageros das festas de Carnaval

Bebidas alcoólicas, muito calor, dançar nas ruas e bailes ou em qualquer outro lugar. O mandamento no período de Carnaval é aproveitar o feriado. Porém, essa mistura toda, regada a dias sem hidratação correta (com água pura) pode encerrar a alegria mais cedo para muitos foliões.

ThayssaThayssa Azevedo, nutricionista do Instituto de Estética Pelle & Capelli, preparou com exclusividade para o Estilo Angélica algumas dicas para não perder o rebolado com a saúde durante os dias de folia.

  • Intercale o consumo de álcool com a água

Álcool, calor e suor são o trio perfeito para causar desidratação, por isso intercale cada dose de bebida alcoólica com dois a três copos de água. Se o calor estiver intenso e você transpirar muito, beba água de coco para repor a perda de sais minerais.

 

Pular Carnaval exige muito do corpo, por isso, prefira alimentos saudáveis e não esqueça de se hidratar.

Hidratação é fundamental

  • Faça lanchinhos com alimentos leves

Evite lanches naturais que contenham maionese ou molho. Por serem muito perecíveis, estes estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos em refrigeração adequada. Prefira frutas, suco de frutas ou castanhas.

  • Beba muita água

Consuma de dois a três litros de água por dia e chegue à folia hidratado. Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas.

 

  • Evite alimentos gordurosos e frituras

Esses alimentos demoram mais para serem digeridos e causam desconforto gástrico. Prefira alimentos grelhados, assados e cozidos. Você não vai querer estragar a festa, não é mesmo?

 

  • Coma o habitual na véspera da folia

Evite alimentos desconhecidos, temperos diferentes, culinárias exóticas ou de procedência duvidosa.

  • Consuma vegetais verde-escuros vegetais

Alimentos como o brócolis, couve e o agrião atuam no processo de desintoxicação, auxiliando no funcionamento do fígado e ajudando na luta contra a ressaca.

 

  • Almoce adequadamente

Uma refeição equilibrada em carboidrato, gordura e proteína fornece os nutrientes e energia necessária para manter o pique ao longo do dia. Prefira a versão integral dos carboidratos.

 

  • Durma o tempo adequado

Uma boa noite de sono ajuda a recuperar as energias e a ter disposição para curtir todos os dias de festa.

 

  • Fique atento às condições higiênicas do local que você vai se alimentar

Os alimentos devem estar conservados adequadamente, o ambiente deve estar limpo e sem a presença de bichos e os manipuladores devem estar com a aparência, uniforme e mãos limpas. Você não quer ser pego por uma infecção intestinal e estragar sua folia, não é mesmo?

 

  • Tome café da manhã com proteína e gordura

Proteínas e gorduras saudáveis ajudam no controle da glicemia, além de prolongarem o tempo de saciedade. Sugere-se o consumo de ovos mexidos, abacate com cacau em pó (esse último é rico em antioxidantes), além de café ou chá sem açúcar.

Seguindo essas recomendações é maior a possibilidade de você curtir os dias de festa sem prejudicar muito a saúde.

Instituto de Estética Pelle & Capelli: 4438-3399

http://pellecapelli.com.br/

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