Ana Tomazoni lança livro nesta terça-feira em São Bernardo

Fotos: Divulgação e Pixabay Ana: 40 anos de experiências gastronômicas

♦ Autora recebe convidados na Câmara de São Bernardo, terça-feira, 18, a partir das 19h30

♦ Livro mistura experiências de vida da consultora gastronômica com receitas autorais

Coloque em um recipiente alimentos nutritivos e saborosos. Acrescente lembranças, experiência de vida e muito estudo. Tempere tudo isso com amor e afeto. O resultado desta saborosa receita está no livro Educar com Alimentos – Práticas – Reflexões e Receitas, que a consultora gastronômica Ana Maria Ruiz Tomazoni lança nesta terça-feira (18), em São Bernardo.

A publicação de 248 páginas sai pela editora Oficina do Livro, com conteúdo desenvolvido a partir da tese de doutorado em Educação, defendida na PUC-São Paulo Ana coleciona outros títulos no currículo, dentre eles mestra em Gerontologia e Pedagogia pela mesma universidade.

Ao Estilo Angélica, Ana contou como experiência de vida e culinária misturam-se no livro, dando um sabor de recordação dos tempos de professora nas primeiras séries de ensino e demonstrando que é possível educar o paladar o consumo de alimentos saudáveis – algo que a vida corrida das grandes cidades tem afastado cada vez de adultos e, principalmente, das crianças que se espelham nos hábitos dos pais.

“O livro é fruto do doutorado, mas conta também minha história de vida. Acredito que é possível usar os sentidos para ensinar a boa alimentação, da gestante até a quarta idade”, diz.

“As pessoas têm de desligar o automático, degustar e saborear alimentos. Eu digo que são sementes de gentileza que devemos ter para conosco, respeitando nosso corpo. Se eu sento para tomar um café da manhã nervosa, apressada, dou um lanche artificial para o filho levar, ‘jogo-o’ na escola e volto para buscar às 18h, o que estou ensinando a ele?, questiona Ana, integrante atuante do Slow Food Brasil – movimento que defende a boa alimentação e o tempo para saborear a comida.

comidaSOPA DA ROÇA – Na publicação, Ana conta histórias que viveu, seguida de uma receita. São 70. Um delas é a Sopa da Roça, criada por ela há quase 40 anos quando foi professora em Cunha (SP) nas primeiras séries de uma escola rural.

“Cada criança trazia algo para a escola, temperos, legumes. Eu explicava o valor nutricional dos alimentos enquanto fazíamos uma sopa deliciosa, subia aquele cheiro de panela gostoso”, recorda-se. “Na época, eu não sabia o significado deste trabalho, mas hoje eu agradeço a Deus pela experiência.”

Na escola que mantém há 34 anos em São Bernardo, a Sabor e Saber Gastronomia Tomazoni, a receita que mistura experiências sensoriais com alimentos também está retratada nos cursos.

“Não acredito em educação on-line para gastronomia. O aluno tem de pegar, sentir, cheirar, amassar. Quem faz isso passa a ter uma outra relação com o alimento, comenta Ana, que no mestrado aplicou uma pesquisa com mil pessoas – em conjunto com outros profissionais – para evidenciar a importância da parte sensorial na educação.

O livro estará à venda na escola e nas unidades da livraria Saraiva. Parte da renda com venda da publicação (R$ 60) será revertida para a Casa Asilar, de São Bernardo, que cuida de idosos em situação de abandono ou sem família.  

SERVIÇO

ana tomazoniLançamento do livro Educar com Alimentos

Local: Câmara Municipal de São Bernardo: Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. Estacionamento liberado

Horário: das 18h às 20h30

Vendas: livrarias Saraiva e na escola Sabor e Saber Gastronomia. Valor: R$ 60

Mais informações: Tels.: 11- 4121-53-15 e 4123-21-89

Posts relacionados

Deixe um comentário: