Álcool e dieta não combinam. Sabia o por quê.

Por ser facilmente absorvido pelo corpo, álcool pode causar aumento de peso

balançaAos fins de semana, as pessoas tendem a aumentar o consumo de álcool. Motivos não faltam: maior tempo livre e mais encontros sociais a exemplo deste domingo, quando será festejado o Dia das Mães. O Estilo Angelica traz dois especialistas para falar sobre o assunto: a nutricionista Thayssa Azevedo, do Instituto andreense Pelle & Capelli, e o médico Theo Webert, da clínica brasiliense Corpometria. Ambos dão alertas importantes. Leia abaixo.

CALORIAS

bebida 1O inchaço é um dos efeitos mais visíveis. “De um modo geral, são necessários de dois a três dias para eliminar a retenção de líquidos provocada pelo consumo de bebidas. A metabolização é feita no fígado”, explica a nutricionista Thayssa Azevedo, do andreense Instituto Pelle & Capelli.

Além de inchar o corpo, calorias do álcool provocam efeitos danosos para o metabolismo corporal, mesmo que em pequenas quantidades. Segundo o médico Theo Webert, da Corpometria, a consciência é fundamental para evitar excessos desnecessários durante uma dieta equilibrada.

brindes“Tenho muitos pacientes que não abrem mão de tomar vinho no jantar, cerveja do final de semana e outras coisas. Pode parecer pouco, mas a bebida alcoólica possui alto nível de carboidratos e, mesmo parecendo inocente, é acompanhada por frituras ou massas”, explica o especialista.

Segundo Webert, a presença de álcool no corpo diminui a queima de gorduras em até 70% abaixo do normal. “Isso porque o corpo passa a utilizar o álcool como fonte de energia ao invés da gordura corporal, o que dificulta muito a perda de peso”, acentua ele para os que estão em processo de perda de peso.

cerveja

DESIDRATAÇÃO

Os especialistas são unânimes ao afirmar que o consumo do álcool resulta em desidratação do organismo. Webert orienta que os prejuízos causados pela bebida podem ser atenuados se a alimentação for rica em fibras e proteínas, principalmente. “E é claro que a ingestão de bastante água, por causa da desidratação”, completa.

copo“É necessário, portanto, aumentar o consumo de água para manter a hidratação do organismo. Esse cuidado ainda tem o benefício de a pessoa ingerir menos álcool”, observa Thayssa.

E atenção ao alerta do médico: “No dia seguinte da ingestão maior de álcool, o organismo passa por um processo de amento da sensação de fome, o que também facilita o ganho de peso; quanto mais bebida, maior será esse apetite”.

Posts relacionados

Deixe um comentário: